Dia Internacional da Mulher

Agente de limpeza destaca seu amor pela profissão e exalta a força de trabalho da mulher: ‘Ela pode tudo o que quiser’

A agente de limpeza fez questão de ressaltar que nenhuma mulher deve se sentir desencorajada e menor do que os seus sonhos podem ser.

08/03/2023 às 06h58, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Trabalhando há seis meses na empresa Sustentare, na função de varredora, Edna de Araújo Santos, de 43 anos, expressa com muita gratidão e felicidade o prazer que tem em atuar como agente de limpeza.

Todos os dias, ela inicia às 6h, para às 12h, retorna às 13h, e depois finaliza o turno às 14h48. Seus instrumentos de trabalho são uma pá, uma vassoura e um carrinho, que é chamado de bambolê.

Se para a sociedade, a função de varrição representa um trabalho de baixo reconhecimento ou desvalorizado, para Edna de Araújo, residente no bairro Conceição, conseguir a vaga foi a realização de um sonho, conquistado com muito esforço.

“Consegui, primeiro por causa da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, após batalha e perseverança, e através de uma amiga, pois eu já tinha 4 anos tentando entrar na empresa e não conseguia, tentando por vários meios”, contou a agente de limpeza, em entrevista ao Acorda Cidade.

De acordo com Edna de Araújo, através da amiga, ela foi até a Secretaria de Políticas para as Mulheres, e conversou com a secretária Gerusa Sampaio.

“Fui até a secretária Gerusa, e através de um projeto que a Secretaria da Mulher tem com a Sustentare, eu consegui essa vaga tão sonhada e tão desejada. E hoje estou fazendo o que eu amo, que era meu sonho trabalhar como agente de limpeza. Comecei nesta área por decisão própria e amor à profissão. Já trabalhei no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e em outras empresas, mas o meu sonho era trabalhar na varrição. Antes eu era ajudante de pedreiro, na construção civil”, relatou.

Segundo a agente de limpeza, durante o período em que passou como ajudante de pedreiro ela também buscou mostrar o valor da sua força de trabalho e sua dedicação em tudo que se propunha a fazer.

“Tenho vários colegas que trabalham na área e por eu ser uma pessoa muito esforçada e gostar de trabalhar, eu sempre buscava meus colegas para me dar uma oportunidade. Claro que tem aquele preconceito de a mulher não aguentar, não saber fazer, mas quando eles dão oportunidade a mulher mostra que sabe, que faz bem, com muito amor e dedicação”, destacou Edna.

Ela contou que, na construção civil, não havia desafio que não topasse e tudo que era demandado ela fazia muita bem.

“Como ajudante de pedreiro eu fazia massa de concreto, carregava blocos, se precisasse botar uma massa na parede eu fazia. A construção civil é uma área muito pesada para a mulher, porém se ela receber oportunidade, desempenha esse papel bem. Mas deixei por falta de oportunidade e de carteira assinada, que dá a estabilidade, o INSS, o plano de saúde, até por questão de se você se acidentar, ter uma maneira de se sustentar neste período.”

Atualmente, na empresa em que trabalha, Edna de Araújo recebe um salário mínimo na carteira, plano de saúde, ticket-alimentação, vale-transporte e plano dentário, algo que a faz se sentir grata e feliz por ter escolhido esta profissão, além de empregar todo o amor que tem pela função.

“Hoje me sinto feliz porque tenho como pagar minhas contas e tenho amor a profissão. Meu sonho é comprar a casa própria, que ainda pago aluguel.”

Com tanto esforço e carinho pelo que faz, Edna de Araújo Santos se tornou uma das funcionárias de maior destaque dentro da empresa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Quando você faz o que ama, tudo fica lindo. Amo trabalhar na limpeza, era meu sonho, e cada dia mais estou buscando melhorar na minha função. Por enquanto eu estou onde desejei estar, onde sempre almejei, mas também tenho o sonho de buscar em outra área uma posição melhor, mas isso aí é mais para a frente, com a permissão de Deus”, revelou.

Na opinião dela, uma mulher pode conquistar tudo aquilo que almeja.

“Primeiramente, temos que ter a fé em Deus, porque sem Ele nada podemos. Depois disso, tudo que a mulher desejar ela pode. Gosto de jogar futebol, correr e pedalar. Quando eu estou em casa descansando, gosto de assistir futebol, jogar dominó, e no final de semana tomar aquela cervejinha, que não podemos deixar para dar uma animada”, disse aos risos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A agente de limpeza fez questão de ressaltar que nenhuma mulher deve se sentir desencorajada e menor do que os seus sonhos podem ser.

“Deixo às mulheres uma mensagem de que elas podem tudo que desejam, com fé em Deus, perseverança, dedicação e força de vontade. Que nunca se subestimem, porque elas podem tudo, só elas desejarem.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade