Feira de Santana

Agente da SMT avalia os benefícios da Zona Azul para organizar o trânsito em Feira de Santana

Outro problema que será resolvido com a implantação da zona azul é a demarcação de espaços em frente ao estabelecimentos, que ele afirma ser irregular.

13/10/2022 às 15h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade (Arquivo)

No último dia 5 de outubro, a prefeitura de Feira de Santana publicou um decreto autorizando a quatro empresas que participaram de um chamamento público a dentro de um prazo de 60 dias apresentarem projetos para implantação da Zona Azul para as ruas do centro da cidade.

O objetivo do projeto é organizar o trânsito e permitir que o estacionamento de veículos seja rotativo, com a cobrança de uma taxa pelo tempo de permanência nos espaços. Além disso, com a implantação da Zona Azul, a fiscalização deverá aumentar no centro da cidade, contra infrações como parada em fila dupla, estacionar em locais proibidos como passeios, entre outras irregularidades.

Para o agente da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) Francisco Mota Tavares, que há 21 anos atua nesta profissão, a Zona Azul vai contribuir para organizar o trânsito no centro comercial. “Tem gente aqui em Feira que vem trabalhar nas lojas, para o veículo na rua e fica o dia todo”, afirmou.

Segundo ele, muitas pessoas continuam estacionando seus veículos em cima dos passeios e os agentes atuam para educar e ao mesmo tempo punir os condutores infratores. E, com o modelo de estacionamento rotativo, o momento em que o carro estiver estacionado, o proprietário estará pagando.

Outro problema que será resolvido com a implantação da zona azul é a demarcação de espaços em frente ao estabelecimentos, que ele afirma ser irregular.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Qualquer pessoa que chegar e tiver um cavalete, um cone, pode tirar e estacionar seu carro, porque ninguém tem direito à vaga a não ser se for autorizado pela SMT.”

Para o agente de trânsito, a área mais difícil de organizar o tráfego é, sem dúvida, o centro comercial da cidade, como a Conselheiro Franco, a Marechal Deodoro, Senhor dos Passos, JJ Seabra, Visconde do Rio Branco, onde o trânsito costuma ficar travado.

“Alguns motoristas não obedecem e ficam com aquela teimosia, acham que podem fazer tudo, mas não é assim. Estamos aqui para orientar e ao mesmo tempo punir os condutores infratores. Eu trabalho das 7h às 13h e rodo o centro da cidade todo. Só com monitoramento não resolve, porque a câmera lá em cima multa a pessoa que estaciona em fila dupla, mas quem vai tirar ele de lá? Tem que ser o agente de trânsito que está na rua”, destacou Francisco Tavares.

Ele reiterou que infrações como fila dupla e estacionamento incorreto continuam acontecendo, mesmo com a presença das câmeras.

“A depender da situação, as câmeras irão multar. “Se for para descer ou pegar passageiros, uma coisa rápida, é tolerável. Mas ficar estacionado para fazer compras, esperar alguém, aí tem que ser punido mesmo”, salientou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Prefeitura autoriza 4 empresas a apresentarem projetos para Zona Azul em Feira em um prazo de 90 dias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Piada de péssimo gosto.

    Zona azul é uma vergonha: é pagar pra estacionar na rua, pela qual também se pagam os impostos.

    Outra piada são os agentes de trânsito de Feira: não servem pra nada, uns inúteis, só sabem ficar andando por aí de carrinho com ar-condicionado (bancado por nós).

  2. Essa gestão da smtt e smt de Feira são as mais incompetentes de todos os tempos, o trânsito da cidade é um caos, e o pior de tudo que eles sabem dos problemas que são recorrentes e não fazem nada para melhorar a vida de quem circula pelas ruas da cidade, não preciso citar muitos exemplos mas alguns são significativos, vide entorno do centro de abastecimento(Av. Olímpio Vital e Av. De Canal), lateral do colégio Padre Ouvido, subida do Marajó, são inúmeros os problemas pra citar, porém fáceis de resolver e nunca foi feito nada.

  3. A pessoa que tem sua empresa ou mora no centro, onde a zona azul vai ser implantada, vai fazer o quê? Vai pagar tbm é? É preciso ter bom senso e flexibilidade na implantação. Não vejo problema nenhum em um funcionário, dono ou morador colocar o carro na frente da casa ou empresa, desde que esteja estacionado da forma correta. Nesses casos, essas pessoas não deveriam pagar nada. É preciso lembrar a esse senhor que seus colegas de trabalho também são parte do problema. Não andam pela cidade para organizar o trânsito. Muitas vezes, só sabem andar de carro e buzinar. Muitas vezes ficam no celular, conversando ou parados comendo em algum lugar. Todos nós sabemos os lugares e os horários das irregularidades. Por que não vão multar? O município gosta de ser mamado e de mamar. Simples assim.

    1. Isso é verdade. O morador e comerciante das ruas com a zona azul não deveriam pagar. Absurdo. Prefeito, vai abater o IPTU dos lugares com zona azul. Deveria colocar zona azul no estacionamento da prefeitura. Prefeito, secretários e funcionários tem a disposição estacionanento, segurança e sombra. Bom demais…

  4. Mais um roubo em feira de Santana. Já acha pouco a confussão do transito ainda vão colocar carros estacionado onde não poderia ter. Isso só tem um nome e sobrenome::: Incompetêcia pública.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade