Exploração Sexual

95% dos casos de exploração sexual registrados em Feira de Santana acontecem dentro do seio familiar, diz Conselho Tutelar

Nestes primeiros cinco meses do ano de 2023, houve uma redução do número de denúncias comparado com o mesmo período do ano passado.

18/05/2023 às 13h07, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

abuso infantil crime imagem ilustrativa
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

É celebrado nesta quinta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.

Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de crianças e jovens todos os anos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o conselheiro tutelar Antônio Correia, integrante do Conselho Tutelar I de Feira de Santana, informou que cerca de 95% dos casos registrados de abusos sexuais, acontecem dentro do próprio grupo familiar.

Conselheiro Tutelar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O abuso sexual está dentro daquela normativa do Código Penal é o Artigo 217 A, que fala sobre o estupro de vulnerável, e aí o que é o estupro de vulnerável? É quando o agressor utiliza de uma criança ou de um adolescente que tem menos que 14 anos de idade, e ele com sua força, agressão física, pratica o abuso sexual. Qualquer tipo de ato libidinoso ou até mesmo de conjunção carnal mediante um flagrante ou então uma denúncia, isso fica tipificado como crime de estupro de vulnerável. Infelizmente a nossa realidade de Feira de Santana, é que 95% dos casos que chegam de denúncias ao Conselho Tutelar está dentro do seio familiar. O agressor está na figura do pai, do irmão, do tio do avô, de um enteado, portanto a gente pede um alerta da população de Feira de Santana, a todos os familiares que fiquem atentos sobre essa questão de deixar a criança sozinha dentro de casa para ir ali comprar alguma coisa, enquanto você confia nas pessoas, o fato está acontecendo. Ainda existe um detalhe nesta situação, às vezes o agressor ameaça a criança ou adolescente a ponto dele ficar triste, em uma melancolia maior do mundo”, afirmou.

Nestes primeiros cinco meses do ano de 2023, o Conselho Tutelar de Feira de Santana já registrou mais de 70 casos de abusos.

“Estatisticamente comprovado pelo CMDCA [Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente], até o momento, 70 casos comprovados de abusos sexuais já foram registrados, de exploração nenhum. É bom lembrar que estes casos foram os casos notificados, mas a gente sabe que infelizmente existem os casos que são subnotificados. Já no ano passado, foram cerca de 115 casos que foram aglutinados, então houve uma diminuição mas a gente precisa renovar essas estatísticas”, explicou.

Denúncia

De acordo com Antônio Correia, em caso de flagrante, as pessoas podem ligar diretamente para a Polícia Militar no 190, mas caso o abuso já tenha acontecido, o recomendado é prestar queixa em uma delegacia.

“Geralmente quando esses casos chegam até o Conselho Tutelar via denúncia anônima, a gente orienta que possa recorrer se for caso de flagrante, ligar de imediato para polícia pelo 190. Se o fato aconteceu ontem, antes de ontem, uma semana atrás, que faça a denúncia diretamente na delegacia, na Dercca [Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente], então a pessoa pode ligar para a delegacia e fazer a denúncia. Há uma importância muito significante, porque quando a gente provoca a denúncia, a gente está na condição de cidadão tentando resgatar um direito próprio que é da criança e do adolescente, então é importante que todo mundo faça essa denúncia, seja lá vizinho, seja lá parente, seja lá quem for, mas tenha coragem de fazer esta denúncia porque infelizmente o mal só prospera na ausência do bem”, destacou.

Traumas

Segundo o conselheiro tutelar, como forma de amenizar o trauma sofrido, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), através dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), assiste as crianças e os adolescentes, para que eles possam ter um suporte de atendimento, tanto social, quanto psicologicamente.

Programação

Ainda de acordo com Antônio Correia, uma ampla programação será realizada nesta quinta-feira (18) no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, como forma de acender um alerta para a comunidade feirense.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade