Feira de Santana

35º BI celebra 55 anos

O prefeito Colbert destacou a importância do batalhão na formação de cidadãos, pois a instituição recebe grande quantidade de jovens.

08/07/2023 às 14h35, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Izinaldo Barreto/Secom Feira

A celebração oficial dos 55 anos do 35º Batalhão de Infantaria (35º BI) ocorreu na noite desta sexta-feira (7). A solenidade foi marcada por apresentação da banda do grupo, desfiles e homenagens.

Também conhecido como Sentinela do Sertão, o 35º BI leva o nome de Luiz Barbalho Bezerra, capitão pernambucano que se destacou nas batalhas travadas pelo Exército Brasileiro que culminaram com a expulsão dos holandeses do Brasil.

Durante a solenidade, foram homenageados com Diploma de Amigo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à organização militar, os integrantes do Governo Municipal: Daniela Duarte Cedraz Aquino (chefe da divisão de Ações Executivas), José Édimo Pires de Sousa (diretor do Departamento de Operações, da Superintendência Municipal de Trânsito) e Kaio Vinícius Moraes Leal.

Foto: Izinaldo Barreto/Secom Feira

O prefeito Colbert Martins Filho participou da celebração. Ele destacou a importância do batalhão na formação de cidadãos, pois a instituição recebe a maior quantidade de jovens para serem treinados, e também a sua atuação em conjunto com a Prefeitura de Feira, principalmente nas áreas de saúde e assistência social.

“Uma outra área importante é que o batalhão mantém um atendimento de segundo tempo em termos escolares com vários alunos da rede municipal e estadual, e nós apoiamos, inclusive, com treinamento. Do ponto de vista ambiental, a Prefeitura está trabalhando em conjunto com o 35º BI em um dos braços de nascimento do Rio Subaé, que passa dentro do batalhão”, destacou o prefeito.

A cerimônia foi presidida pelo comandante do batalhão, tenente coronel Vando Azevedo, que evidenciou a integração do Sentinela do Sertão com a sociedade feirense.

Foto: Izinaldo Barreto/Secom Feira

“Em 55 anos de história inúmeras turmas de soldados foram formadas nessa unidade, vários militares de carreira cumpriram parcela do seu tempo de serviço neste glorioso batalhão. Tenho fé e convicção que seguiremos fortes e coesos no esforço de cumprir todas as nossas missões e encargos perante os 194 municípios circunscritos no pelo nosso setor de segurança integrada”, relatou.

O general Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6ª Região Militar, em seu pronunciamento, salientou que cada um dos oficiais que fazem parte do batalhão contribui para assegurar prontidão à nação.

“Nossa missão na noite de hoje é agradecer ao trabalho desta tradicional organização militar e cumprimentar aqueles que estão com a missão de honrar os que nos antecederam”.

O quartel foi inaugurado em junho de 1968, tendo como seu primeiro comandante o tenente coronel José Ribeiro de Carvalho.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me lembro quando criança meu pai me levava para assistir o desfile do 7 de setembro, comprava a bandeira do Brasil na mão de um ambulante e eu ficava alegre e orgulhoso de vê o exército desfilar , sentia a emoção no rosto de meu pai .
    Quando fiz 18 anos fui servir no 35 bi e sentir a emoção de desfilar para meu pai vê.
    Quando fui pai de família levava meus filhos para ensina-los o orgulho de amar seu país e honrar a bandeira nacional.
    Hoje , tento apagar todo o passado da minha memória pois me sinto envergonhado das forças armadas do meu país e de um dia ter vestido aquela farda.

  2. Espero que o exército retome sua credibilidade de defensor do pais e nunca defensor de politico. O exército que eu servir com muito orgulho era instituição de estado que seja assim retome sua dignidade.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade