Feira de Santana

1º Fórum de Mobilidade é realizado em Feira de Santana e reúne diversos gestores do transporte público

O evento segue até esta quinta-feira (8).

07/12/2022 às 16h16, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Fórum de Mobilidade
Foto: Ed Santos Acorda Cidade

Teve início nesta quarta-feira (7), a 1ª reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana em Feira de Santana. O evento que segue até esta quinta (8), está sendo realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Entre os assuntos a serem abordados estão financiamento e soluções pós-pandemia, estruturação de sistemas coletivo urbano, complementar, alternativo, intermunicipal e metropolitano, e a problemática do transporte clandestino.

Fórum de Mobilidade
Foto: Ed Santos Acorda Cidade

Participam do evento, o presidente do Fórum e secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Saulo Figueiredo; o diretor de Transportes de Feira, André Akio; o diretor executivo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Alexandre Resende, além de gestores de Aracaju, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário Saulo Figueiredo deu mais detalhes.

“Este Fórum é um braço da ANTP, uma instituição que já tem 45 anos e fomenta os fóruns regionais ou nacionais, e nestes encontros, o objetivo tem um caráter técnico e não político, mas de compartilhar experiências. Trouxemos pessoas do Ministério e Desenvolvimento Regional para sinalizar as questões no que diz respeito ao financiamento, trouxemos também amigos do Departamento do Transporte do estado do Rio de Janeiro para compartilhar as experiências de lá, principalmente no combate ao transporte clandestino, e que lá no Rio de Janeiro, infelizmente envolve questões com milícias também. O governo federal também precisa ter este carinho por estes passageiros, por estas pessoas”, contou.

Fórum de Mobilidade
secretário Saulo Figueiredo | Foto: Ed Santos Acorda Cidade

De acordo com o secretário, um dos principais desafios encontrados à frente da pasta, é encontrar recursos para disponibilizar uma frota de qualidade para todos os munícipes.

“Em 2023, o nosso principal desafio será buscar recursos, uma ajuda do estado, do governo federal para que possamos aumentar a nossa frota. Existem alguns projetos também com relação às tarifas reduzidas, expansão da micromobilidade, temos o nosso Expresso Novo Centro que tem como valor de passagem R$ 0,50, aumentar o período de entrepico, pois o nosso objetivo é atrair o passageiro para que possam retornar com a utilização do transporte público”, afirmou.

Para o diretor executivo da ANTP, Alexandre Resende, o problema da mobilidade urbana já deixou de ser algo restrito ao município, e passou a ser um desafio a nível de Brasil.

Fórum de Mobilidade
Foto: Ed Santos Acorda Cidade

“Consideramos que realmente estamos passando por um momento muito grave na mobilidade urbana no país inteiro. Então a ANTP já vinha estudando desde de 2014 uma queda no transporte urbano das mais diversas cidades do país, sejam elas de grande ou médio porte. Após a pandemia, isso passou a se agravar mais ainda e nós registramos um pico absurdo com uma queda de 70% da demanda do transporte urbano, então a partir daí, a gente entende que a mobilidade urbana já não é mais um problema municipal, e sim um problema que passou a ser nacional. O intuito dos prefeitos e secretários é unir estas forças, ter um grupo forte para que a gente possa convencer os deputados no congresso nacional e as autoridades de Brasília, para que existam os subsídios. É importante também dizer que não somos contra a gratuidade, até porque foi um direito, foi uma conquista”, apontou.

Fórum de Mobilidade
Foto: Ed Santos Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Evento de altíssimo nível, que, na essência, é espaço de debates para construção de soluções conjuntas para os problemas enfrentados na mobilidade urbana. Organização do evento de parabéns. Que essa semente frutifique a fim de que a população possa ser beneficiada.

    1. Feira de Santana nossa #PrincesaDoSertao abre alas para a Bahia entrar como referência no cenário nacional em projetos de inovações para a Mobilidade Urbana. O trabalho segue firme e comprometido na melhoria do serviço prestado ao cidadão.

  2. FÓRUM DE ALTÍSSIMO NÍVEL. DISCUSSÕES SOBRE PILARES DA MOBILIDADE URBANA NO CENÁRIO NACIONAL E REGIONAL.
    PARABÉNS A CIDADE DE FEIRA DE SANTANA, BEM COMO SEUS COLABORADORES.

  3. Só palestras mesmos pois na prática nada é resolvido…entra Prefeito sai prefeito e o transporte de Feira é uma vergonha a nível Nacional.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade