Feira de Santana

Feira de Santana negra é tema de exposição de artes

A Exposição Virtual FEIREN(SI) traz as obras do artista local Igor Rodrigues, que podem ser vistas entre os dias 1º de março e 10 de abril.

03/03/2021 às 16h42, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Exposição Virtual "FEIREN(SI)" está sendo realizada desde o dia 1º de março e segue até o dia 10 de abril. O trabalho reúne um conjunto de obras do artista Igor Rodrigues que se referem ao (re)conhecimento da história da cidade de Feira de Santana, evocando um diálogo atual e pertinente sobre o apagamento da população negra na história conhecida popularmente. Por meio de características que aproximam o surrealismo e o hiperrealismo, o artista utiliza a técnica contemporânea da pintura digital, na qual desenvolve uma pesquisa há mais de 10 anos, utilizando o mouse o programa Adobe Photoshop. Nesse processo, toda a obra é desenhada e pintada digitalmente e impressa como uma pintura.

São abordados momentos históricos da cidade, como seu surgimento a partir da criação de gado, a importância dos viajantes e do comércio na sua formação; apresenta personagens marcantes, como Julieta Carteado, Nossa Senhora Santana, além de homenagear Maria Quitéria e Georgina Erismann; também enaltece monumentos como a Caixa D’água do Tomba e o Anel de Contorno; traz títulos como “Cidade Princesa”, “Princesa do Sertão” e “Cidade Trabalho”; mostra a importância dos feirantes na formação da cidade entre outros. Assim, apresenta uma sátira ao imaginário sobre a história de Feira de Santana, problematizando o apagamento das pessoas negras no que é contado popularmente sobre a história da cidade.

Foto: Divulgação

A Exposição Virtual FEIREN(SI) tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O Projeto FEIREN(SI)

O projeto FEIREN(SI) foi desenvolvido no período de 2019/2020 e surgiu a partir do desejo do artista em reimaginar a história da cidade de Feira de Santana, na tentativa de encontrar uma maneira de se sentir representado. Cinco obras foram apresentadas em 2019, no Instagram do artista (@atelieigorrodrigues) em formato de mostra virtual intitulada (SI)NESTESIA, onde o artista convidou cinco feirenses para verem as obras e falarem suas impressões sobre elas, relacionando-as ao que conheciam sobre Feira. A exposição “FEIREN(SI)” seria apresentada, em formato físico, no Museu Casa do Sertão em março de 2020, mas não ocorreu por falta de recursos e do advento da pandemia. Além disso, o projeto foi premiado no ano de 2020 no Prêmio Funarte RespirArte, na categoria de Artes Visuais, em um vídeo que narra a história de Feira através das obras, e também foi selecionado como Projeto Suplente no Prêmio de Desenvolvimento e
Cultura Local 2020, na cidade de Feira de Santana.

Serviço:

O quê: Exposição Virtual FEIREN(SI)

Quando: 1º de março a 10 de abril

Local: Site: http://www.feirensi.com

Aberto ao público

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade