Feira de Santana não registra caso de dengue desde novembro

08/12/2009 às 16h18, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Feira de Santana não registrou nenhum caso ou notificação de dengue no mês de novembro e nesses primeiros dias de dezembro. Os números atualizados foram apresentados, na manhã desta terça-feira (8), pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, que considera um importante passo no combate ao mal, mas faz um alerta para a chegada do verão, período de alta estação, propício para a eclosão do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com a estatística, levantada através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram confirmados 2.746 casos de dengue em 2009, sendo a grande maioria relacionada a denominada “dengue clássica”, totalizando 2.697 anotações. Segundo Janice Estrela, foram verificadas 121 ocorrências de “dengue com complicações”, 27 relacionada a “febre hemorrágica do dengue” e um caso sobre a “síndrome do choque de dengue”.

O número de “notificações suspeitas” foi de 6.177. Mês a mês, abril foi o período que atingiu o topo da estatística com 2.236 casos, seguido de março, 1.808. Maio ficou em terceiro lugar com o registro de 791, junho 314, julho 287, fevereiro 237 e agosto 206. Em setembro e outubro, os números foram iguais, 69 notificações, cada. Em janeiro foram 60 notificações. Janice confirmou um óbito este ano.

Entretanto, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica faz um alerta no sentido de conscientizar a população para a chegada do verão. “O ovo pode ficar 400 dias no criadouro e, no primeiro contato de água das chuvas de trovoadas, por exemplo, pode eclodir, nascendo o mosquito transmissor da doença”, informa.

A Bahia, conforme alertou o prefeito Tarcízio Pimenta, é o Estado brasileiro que mais enfrenta problemas com a dengue.

Com informações da Secom

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade