Empreendedorismo

Feira de Santana é a segunda cidade que mais abriu empresas em outubro na Bahia

Salvador aparece em primeiro lugar com 1.151 registros, Feira de Santana com 324 e Barreiras com 198.

21/11/2022 às 16h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

 cidades que mais abriram empresas em outubro na Bahia
Foto: Juceb

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) divulgou, na semana passada (14/11), o ranking dos municípios baianos com mais registros de aberturas de empresas em outubro de 2022.

Salvador aparece em primeiro lugar com 1.151 registros, Feira de Santana com 324 e Barreiras com 198.

A entidade divulgou também que a Bahia é o sexto estado mais rápido do país para abrir uma empresa. Conforme dados da Receita Federal, o tempo é de 17 horas (confira aqui).

1º SE 10 horas
2º ES 11 horas
3º PR 14 horas
4º PE 15 horas
5º TO 16 horas
6º BA 17 horas

De acordo com a Receita, desde o início da implantação da RedeSim em 2011, o tempo estimado para concluir a abertura de uma empresa vem diminuindo. A Bahia levava mais de 5 dias para abrir uma empresa em janeiro, já em junho reduziu para 1 dia e 10 horas passou a ocupar o 27º lugar. No mês de abril, passou a ocupar a 15º posição, e agora é o sexto mais rápido, desde outubro.

Foto: Reprodução/RedeSim

Apenas no exercício de 2021, mais de 37.827 empresas foram registradas na Bahia, todas elas através dos sistemas da Juceb. Em 2022, este número já atinge, aproximadamente 16.175 empresas abertas, um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Bahia o sexto estado mais rápido para abrir empresas

O objetivo, segundo a Junta, é colocar a Bahia entre os cinco estados mais rápidos para se abrir uma empresa no país.

Já foi implantada a funcionalidade de Autenticação Automática e é preciso reduzir mais o tempo de análise dos pedidos de viabilidade locacional, a cargo das secretarias municipais, onde o empreendedor verifica se a atividade a ser desenvolvida pela empresa pode ser realizada naquela localidade.

Outras funcionalidades que têm contribuído para a redução do tempo, segundo a entidade, são os processos automáticos de alteração e baixa de empresas, como novas opções de registro de atos para o cidadão. Implantados no mês de junho, permitem que os processos de baixa de empresas e alterações de endereço e atividade econômica ocorram de forma automática, onde o requerente receberá seu ato registrado por e-mail, minutos após o seu protocolo na Junta Comercial, sem requerer qualquer intervenção humana, a exemplo do que já era disponibilizado para os empresários nos atos de abertura de novos negócios.

Com informações da Junceb e da Receita Federal

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade