Saúde

Feira de Santana ainda não dispõe de vacinas para pessoas com comorbidades

O último lote de vacinas que veio para o município foi de 3.711 doses para a aplicação da segunda dose. A previsão é que cheguem novas doses de hoje até amanhã.

29/04/2021 às 12h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Mesmo com a autorização do estado da Bahia de vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades e algumas cidades como Salvador, já estarem vacinando públicos prioritários desde grupo, como portadores de síndrome de down, o município de Feira de Santana ainda não dispõe de doses de vacinas para esta categoria.

A informação foi confirmada ao Acorda Cidade pelo secretário municipal de saúde Marcelo Brito. Ele informou que o município não tem doses disponíveis para as pessoas com comorbidades, assim como para outras categorias como trabalhadores em educação e rodoviários. De acordo com Marcelo Brito, o município recebe os lotes de vacinas já com as determinações de seus públicos e até o momento não há previsão para os portadores de comorbidades.

“Eu preciso receber a vacina específica para vacinar esse grupo. Quando se fala em grupo de comorbidades, precisamos olhar na resolução quais são os tipos de comorbidades que serão abrangidas por etapa. Uma boa parte da população, mais de 30% tem comorbidades e não tem vacinas para todos. É preciso estabelecer quais são as comorbidades que vão começar a vacinar”, afirmou.

Doente crônicos renais

O secretário respondeu sobre a vacinação dos doentes crônicos reais. Ele contou que a prefeitura fez a divulgação da vacinação deste público através de cards nas próprias unidades onde os pacientes realizam tratamento.

“Não é uma quantidade muito grande de pessoas. Nós fizemos essa vacinação e continuamos fazendo. Não havia uma grande necessidade de divulgação, porque fomos vacinar nas unidades que fazem hemodiálise. Não havia a necessidade de deslocamento, sabendo que são uma ou duas unidades que fazem esse serviço, fomos lá buscar esses pacientes e fazer, não havia sentido de jogar isso para a rede geral”, comentou.

Na última segunda-feira (26), o Ministério da Saúde incluiu grávidas e puérperas no Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19. A vacinação está prevista para iniciar nas primeiras semanas do mês de maio. No entanto, assim como o público de comorbidades, em Feira de Santana ainda não há mais informações de quando será iniciada.

O secretário frisou também que a prefeitura vem tentando fazer o máximo que pode para cumprir o calendário de vacinação e inclusive vem fazendo um levantamento das doses de vacinas contra a covid-19 em todas as unidades de saúde, para que onde esteja sobrando, abasteça onde há falta do imunizante.

Segundo ele, essa logística tem o objetivo de evitar que faltem as vacinas nas unidades até que cheguem novos lotes.

“Detectamos unidades que tinham um estoque maior de doses residuais e outras que estavam zeradas. Nós estamos realocando diariamente, uma vez por turno essas doses para tentar deixar com que todas unidades tenham as vacinas, até que todas se encerrem. Estamos com expectativa de recebimento de novas vacinas de hoje até amanhã”, declarou.

Marcelo Brito relatou que há mais ou menos três dias o lote de vacinas que veio para o município foi de 3.711 doses para a aplicação da segunda dose.

“Deslocamos vacina de um lado para o outro para poder garantir disponibilidade de vacinas a todos. Como a gente tem muitas unidades abertas, essa logística fica sempre um pouco mais complicada e qualquer posto que venha faltar vacina hoje de primeira ou de segunda dose nós temos uma equipe hoje de plantão na secretaria para fazer o transporte dessas vacinas de um lado para o outro o mais rápido possível”, observou.

Sobre outras dúvidas, reclamações e questionamentos sobre a vacinação contra a covid-19 no município, Marcelo Brito afirmou que a prefeitura está aprimorando o atendimento da Ouvidoria e a população pode enviar suas demandas através dos telefones: (75) 3616 – 6636 ou 08002847030.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade