Feira de Santana

Feira de Economia Solidária tem resultados positivos em Feira de Santana, avaliam participantes

Empreendimentos locais e de municípios como Amargosa, Milagres, Itatim, Banzaê e Mairi estiveram presentes no evento que teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (Sintraf).

10/05/2022 às 08h28, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Thaiane de Jesus faz parte do grupo Nosso Sabor. Ela e outras mulheres produzem cocadas que utiliza coco em sua base e agrega diversos sabores. A marca surgiu há cerca de três meses e a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária: Saberes e Sabores, realizada entre os dias 5 e 7 no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana foi uma oportunidade para elas exibirem seus produtos. O evento foi realizado pela Cáritas Regional Nordeste 3.

“Foi maravilhoso participar desse espaço de comercialização, conhecendo pessoas diferentes, outros empreendimentos de outros municípios e tivemos vendas maravilhosas, inclusive com novas encomendas”, avalia.

Quem também comemora é Eliene Silva. Natural de Amargosa, ela preside a Associação dos Agricultores Familiares do Tamanduá, na zona rural do município e atua no projeto Favos do Vale voltado para apicultura. A empreendedora econômica solidária vê na feira o espaço para intercâmbios e ampliação de visibilidade da produção.

“Para mim foi um presente participar da feira, em vários aspectos. Tivemos a oportunidade de mostrar nossos produtos às pessoas e ampliar o público consumidor. Depois, a formação de rede, as pessoas que conhecemos, as dinâmicas de grupo e as trocas de experiências nos enche de energia e voltamos para casa para agregar ainda mais em nossa atuação”, conclui.

Valdir Barbosa é do município de Itatim e faz parte da Associação Comunitária de Lagoa do Canto. Ele produz artesanatos em argila com destaque para panelas de cerâmica e celebra a participação na feira. “É uma experiência muito boa porque conseguimos ampliar conhecimentos e a feira promove essa aproximação das comunidades do campo com as pessoas dos grandes centros. Para mim foi muito satisfatório, tivemos boas vendas e esperamos que surjam outras oportunidades como essa”, relata.

A professora feirense, Araci Santana aproveitou a oportunidade para levar biscoitinhos de goma e bolo para casa e aponta a importância do apoio à agricultura familiar e à economia popular solidária. “Acho muito necessária essa valorização do pessoal do campo pois cada vez mais vai mostrando como é importante as pessoas consumirem produtos naturais e valorizarem a agricultura familiar. Muito linda a feira e a iniciativa. Parabéns!”, acrescenta.

Secretária executiva na Cáritas Arquidiocesana de Feira de Santana e coordenadora na Rede Balaio de Solidariedade, Maria Anunciação avalia de forma positiva a realização do evento. “Como primeira feira regional foi um sucesso, todos os empreendimentos tiveram boas vendas e contaram com o apoio da comunidade feirense. É muito importante seguirmos realizando eventos como esse pois há uma integração entre os empreendimentos e é um momento de nos encontrarmos para trocar conhecimentos, comprar uns dos outros e fortalecer nossa rede”, conclui.

Com financiamento da Misereor e apoio da Cáritas Alemã, a feira agregou um público diverso ao longo dos três dias, incluindo personalidades como o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni e outros religiosos e lideranças comunitárias que prestigiaram o evento.

Rede Balaio de Solidariedade

Criada em 2019, a Rede Balaio de Solidariedade agrega mais de 50 empreendimentos econômicos solidários da Bahia e Sergipe e vem somando esforços na comercialização e aquisição de insumos, além de contribuir para o fortalecimento de mulheres que atuam em coletivo gerando renda para o sustento de suas famílias. Em Feira de Santana, a loja da Rede fica na rua Castro Alves, Centro. Banzaê e Rui Barbosa também possuem lojas.

Foto: Divulgação

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade