Feira de Santana

Familiares e amigos se despedem do médico e ex-vereador Nantes Belas Vieira

O corpo foi velado no salão da Câmara Municipal de Feira Santana.

02/01/2022 às 11h46, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Foi sepultado no final da manhã deste domingo (2) no Cemitério Piedade, o corpo do médico ortopedista e ex-vereador de Feira de Santana, Nantes Belas Vieira, também conhecido como 'Dr. Bibi'.

O médico que estava internado no Hospital Emec desde o dia 26 de dezembro com edema agudo de pulmão, não resistiu na tarde deste sábado (1º), após sofrer um infarto.

O velório do médico Nantes Belas Vieira, foi realizado no salão da Câmara Municipal de Vereadores.

Ao Acorda Cidade, o sobrinho e também médico ortopedista, Kleber Sangalo, destacou as contribuições em que o tio deu para Feira de Santana, enquanto profissional da área da saúde.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Ele sempre amou ter sido vereador, prestar serviços à cidade de Feira de Santana, ser médico do Fluminense de Feira, do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Clériston Andrade e hoje temos esse sentimento de perder alguém. Ele sempre foi uma pessoa muito dedicada com seus pacientes, com seus eleitores, amigos, e me influenciou a fazer ortopedia, um tio muito bacana, me deu possibilidades para trabalhar, trabalhando lado a lado durante 16 anos da minha vida, então é um cara que considero como herói, sempre esteve presente em minha vida e acredito que espelhou muita gente nesta cidade", afirmou.

Ainda de acordo com o médico Kleber Sangalo, Dr. Bibi já tinha problemas renais, diabetes e realizava procedimentos de diálise.

"Ele já tinha diabetes há muito tempo, porém ele era uma cara como todos são da geração dele, infelizmente os médicos cuidam dos outros, mas esquecem de si, e ele já tinha insuficiência renal, fazia diálise e nos últimos seis meses, ele deu entrada algumas vezes na UTI, sempre foi um pouco rebelde, e mesmo fazendo tratamento, queria trabalhar. Dessa última vez, ele teve um edema agudo no pulmão, teve uma parada cardíaca no domingo passado, foi reanimado, foi transferido para a UTI e o quadro foi se agravando. Ficamos triste com a partida, mas ao mesmo tempo, felizes e agradecidos por ter convivido com ele, durante todo este tempo", destacou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para o médico urologista e também professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), João Batista de Cerqueira, Feira de Santana perde um dos grandes profissionais ilustres na área da ortopedia.

"Feira de Santana perde um dos seus filhos ilustres como foi o Dr. Nantes Belas Vieira, nosso querido Dr. Bibi, um grande homem de grande participação na coletividade, deixou marcas significativas, seja na área da medicina, seja na área do associativismo. Nantes foi um dos médicos fundadores na Unimed de Feira de Santana e também um dos médicos fundadores da Unicred também de Feira. Então é uma pessoa que deixa um legado no associativismo e na atividade política que por três mandatos, participou desta casa como vereador", afirmou.

Trabalhando no mesmo período na Casa Legislativa, o ex-vereador Roberto Tourinho informou à reportagem do Acorda Cidade, que Nantes Belas Vieira sempre foi um grande amigo, companheiro e atuante na área da ortopedia na cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Ele foi vereador por três mandatos aqui em Feira de Santana, o primeiro foi no ano de 1988, quando eu cheguei aqui na Câmara, embora fôssemos de posições políticas opostas, tínhamos uma relação ótima. Logo depois ele foi reeleito em 1992 e em 1996, quando participamos do mesmo grupo político que apoiou José Falcão nas eleições. Nantes Belas Vieira foi um político, amigo, companheiro, leal e um grande médico atuante na ortopedia aqui em Feira de Santana. Acima de tudo, ele sempre foi uma pessoa extremamente alegre e extrovertida, uma figura caricata, ele que também era amante da música, então Feira de Santana, perde um grande homem político, um médico, um amigo e aqui externo em nosso nome, em nome da nossa família, esse sentimento e pedir a Deus que acolha no reino dos céus esse amigo e companheiro que deixa grande saudades para nós", concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Leia também: Morre o ex-vereador e médico, Nantes Belas Vieira

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade