Covid-19

Exame para pessoas sem sintomas da Covid no Centro de Abastecimento nesta segunda (8)

Iniciativa faz parte da segunda etapa da pesquisa que estuda portadores da Covid sem sintomas.

07/11/2021 às 11h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A pesquisa para identificar indivíduos assintomáticos da Covid, em áreas de grande circulação em Feira de Santana, chega à segunda etapa. Desta vez, os pesquisadores vão examinar pessoas sem sintomas da doença, mas que tenham tomado a vacina. O exame RT-PCR, que possibilita o diagnóstico da doença ainda na fase inicial, será disponibilizado nesta segunda-feira (8) no Centro de Abastecimento, das 8h às 12h.

As amostras serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). "Somente pessoas SEM sintomas da doença poderão realizar o exame", destacou uma das pesquisadoras, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde da Uefs, Erenildes Cerqueira. Junto à também professora doutora Maricélia Maia de Lima, elas coordenam a pesquisa.

O estudo segue até o dia 26 e é direcionado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além do Centro de Abastecimento, os locais de testagem serão o estacionamento da Prefeitura e a praça do Tomba.

A primeira etapa da pesquisa ocorreu nos dias 8 de abril a 18 de maio, e detectou 14% de pessoas assintomáticas positivas para o Coronavírus. O estudo também identificou a variante Gama como a predominante no município. Todas as pessoas com diagnóstico positivo para a doença foram acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. 

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade