O ex-deputado federal Coriolano Sales, receberia do esquema uma comissão de 10% sobre o valor das emendas apresentadas.
25/09/2009 18h26, Por Dilton e Feito
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O ex-deputado federal Coriolano Sales é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF/BA) de integrar a chamada Máfia dos Sanguessugas em Vitória da Conquista. Em nota divulgada nesta sexta-feira, 25, o órgão informa que ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-deputado e contra outras quatro pessoas.
Estariam envolvidos no esquema o assessor parlamentar de Sales, Weliton Brito David Carvalho, e os empresários Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros. A Máfia dos Sanguessugas foi o nome pelo qual ficou conhecida uma organização criminosa especializada em fraudes no fornecimento de unidades móveis de saúde, ambulâncias, odontomóveis, veículos de transporte escolar, entre outros equipamentos para prefeituras municipais de todo o país.
De acordo com o MPF, Sales apresentava emendas ao Orçamento da União direcionados à aquisição de unidades móveis de saúde para diversos municípios da Bahia. Além disso, o ex-parlamentar teria combinado os trâmites dos processos de licitação com as prefeituras de modo a favorecer empresas indicadas por ele.
Pela montagem do esquema, o ex-deputado receberia uma comissão de 10% sobre o valor das emendas apresentadas. O assessor de Sales o auxiliaria no contato com os prefeitos e seria responsável por camuflar o verdadeiro destino das comissões.
O MPF pede que os reús sejam condenados por improbidade administrativa, podendo sofrer sanções como perda de função pública, caso estejam exercendo alguma, ressarcimento integral do dano, pagamento de multa civil, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público e dele receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios pelo prazo de dez anos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política
Eduardo Bolsonaro usa caso Geddel para atacar PT e defender Milton Ribeiro
Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar usou o caso do "bunker" de Geddel Vieira Lima (MDB) para atacar o PT.
23/06/2022 às 20h51Durante live semanal
Bolsonaro diz que coloca 'mão no fogo' por ex-ministro e prisão não teve 'materialidade'
Bolsonaro participou de live, nas redes sociais, nesta quinta-feira (23), direto de Caruaru, Pernambuco.
23/06/2022 às 20h40Brasil
Desembargador manda soltar Milton Ribeiro, pastores e os outros presos em investigação sobre escândalo do MEC
Determinação foi tomada após magistrado plantonista negar pedido de soltura feito pelo ex-ministro.
23/06/2022 às 14h11Luto
Morre, no Rio, aos 88 anos, a atriz, escritora e ex-modelo Danuza Leão
Ela tinha problemas respiratórios e estava hospitalizada.
23/06/2022 às 09h33Feira de Santana
Prefeitura antecipa salário dos servidores para esta quinta
A medida vai beneficiar os servidores nomeados, efetivos, aposentados e pensionistas.
22/06/2022 às 09h58Brasil
PF faz operação para prender ex-ministro da Educação e pastores por esquema de liberação de verba
Operação faz parte de investigação da atuação informal de pastores na liberação de verbas do Ministério da Educação
22/06/2022 às 09h19PUBLICIDADE
PUBLICIDADE