Brasil
Estudantes do Brasil vencem concurso latino-americano de Arquitetura
Competição tem como foco soluções envolvendo o aço
20/11/2020 às 10h16, Por Gabriel Gonçalves
Agência Educa Mais Brasil
O projeto “Arquitetura que não toca o chão”, da dupla estudantes brasileiros do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP) Augusto Longarine e Luiz Sakata, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Alacero 2020. A competição, voltada para estudantes latino-americanos, tem como soluções envolvendo o aço.
O projeto vencedor é orientado pelo professor Luciano Margotto e tem como aposta a replicação e versatilidade do aço como molde das cidades do século XXI. Os estudantes trouxeram uma nova maneira de enxergar a cidade de São Paulo, aproveitando-se dos espaços ociosos que ela geralmente apresenta para torná-la mais permeável e humana.
O caso apresentado por Augusto e Sakata aproveita-se de uma situação já edificada e consolidada, o Edifício Copan, no centro de São Paulo, para se instalar como um equipamento otimizador urbano. Este mesmo projeto também foi vencedor do 13º Concurso CBCA, do Centro Brasileiro da Construção em Aço.
Com a vitória, o Brasil se tornou bicampeão na competição. No ano passado, outra equipe de brasileiros conquistou o primeiro lugar. Bruna Barbosa e Lino de Mendonça, estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresentaram a proposta de criar um imponente polo de ideias e coworking, misturando o aço com outros materiais, como o concreto.
Prêmio Alacero 2020
Voltado para estudantes de Arquitetura de países latino-americanos, o Prêmio Alacero tem como objetivo promover e impulsionar ações complementares aos modelos pedagógicos para a concepção de ideias arquitetônicas inovadoras utilizando o aço como matéria-prima.
O concurso visa promover o conhecimento do aço como componente de sistemas construtivos, demonstrar o potencial do material para as mais diversas aplicações e estimular futuros arquitetos a se relacionarem com o aço para utilizá-lo como um elemento construtivo.
Neste ano, o tema apresentado foi "Cidades e Comunidades Sustentáveis", objetivo número 11 das Metas de Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas.
Com base no tema proposto pela competição, os estudantes inscritos tiveram que desenvolver uma proposta investigando e analisando os problemas de uma cidade ou comunidade.
Após a definição do problema, os participantes precisaram gerar uma ação arquitetônica que supere esse desafio.
A partir da análise e detecção do problema, os competidores precisaram propor um tema específico para cada projeto e desenvolver um próprio programa de necessidades.
Mais Notícias
Educação
Terceira parcela dos precatórios do Fundef já está disponível para professores do Estado
Foram destinados mais de R$ 900 milhões, que representam 60% do valor principal ressarcido ao Estado, este ano.
14/05/2024 às 09h31
Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma
Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho.
14/05/2024 às 07h55
Educação
Feira de Santana ganha novo Centro Universitário, a Unifat
A transformação da Faculdade FAT em Centro Universitário traz consigo um leque de benefícios que impactam diretamente a comunidade acadêmica....
13/05/2024 às 14h26
Bahia
Senai Bahia oferta mais de mil bolsas gratuitas em cursos técnicos
Processo Seletivo 2024.2 oferece um total de 7.350 vagas para cursos presenciais e semipresenciais em 12 cidades baianas.
13/05/2024 às 14h00
Educação
Portal Nacional da Educação cria projeto de captação de voluntários para pagar inscrição dos estudantes do RS
O Rio Grande do Sul já contabiliza mais de 110 mortos e mais de 140 desaparecidos por conta das chuvas...
13/05/2024 às 08h56
Bahia
SEC disponibiliza lista de professores beneficiados pelos precatórios
Os precatórios estão sendo pagos ao Estado da Bahia pela União, como forma de complemento às verbas do Fundef não...
12/05/2024 às 06h55