Educação

Estudantes de Feira de Santana participam da maior competição de robótica do Brasil

As equipes baianas são formadas por alunos de escolas do Sesi em Feira de Santana, Salvador, Candeias, Vitória da Conquista e Ilhéus.

06/03/2020 às 16h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Bahia está sendo representada por oito equipes no 2º Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, de hoje (6) até o 8 de março. Segundo o Sistema Fieb, mais de mais de mil e quinhentos competidores com idades entre 9 e 19 anos de escolas públicas e privadas entrarão na disputa.

De Feira de Santana estão na competição os estudantes Alana Gonçalves, Astor Minho, Jean Carlos Bitencourt, Larissa Correia, Léon Lucas, Maria Clara Silva, Matheus Silva Ribeiro, Natalie Alvelino, Pedro Henrique Lima e Rômulo Emanuel, todos alunos da Escola Sesi de Feira de Santana.

No total, 62 alunos da rede Sesi de educação da Bahia representarão o estado na competição.

Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema Fieb

O evento, que inclui competições, demonstrações e workshops sobre educação e robótica, terá como temas cidades inteligentes e sociedade do futuro. A temática norteia as provas com robôs autônomos e os projetos de pesquisa, que resultaram em soluções criativas para problemas de engenharia civil, mobilidade e urbanismo.

O estado da Bahia levou três equipes na categoria FIRST LEGO League (FLL), duas equipes de FIRST Tech Challenge (FTC) e três equipes na categoria F1 in Schools. As categorias variam de acordo com o grau de complexidade e o tema dos desafios que os estudantes precisam enfrentar.

Participarão do Torneio Nacional de Robótica FIRST® LEGO® League as 100 equipes classificadas durante as etapas regionais que ocorreram de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. Da Bahia, irão competir as equipes Maori, da Escola Sesi Djalma Pessoa (Salvador), Athlon, da Escola Sesi José Carvalho (Feira de Santana) e Robolife, da Escola Sesi Candeias.

Durante o Festival haverá também as competições FIRST® Tech Challenge com 32 equipes, e F1 in Schools com 30 equipes. Esses torneios contam com a participação de aproximadamente 500 pessoas entre competidores, técnicos, juízes, anjos e coordenadores.

As equipes do F1 in Schools concorrerão a uma vaga em competição internacional que ocorrerá no segundo semestre de 2020, em local a ser definido. Da Bahia embarcam para São Paulo as equipes: SevenSpeed (campeã nacional em 2019), da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, em Salvador; Swordfish, da Escola SESI Anísio Teixeira (Vitória da Conquista); e Star Racing, uma equipe colaborativa com alunos de três escolas do Sesi.

As equipes do torneio FIRST® Tech Challenge concorrerão a uma vaga no World Championship Houston, de 15 a 18 de abril de 2020, em Houston, Texas, EUA. As equipes Sevenxmachine, da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon (Salvador), e Hydra, da Escola Sesi Djalma Pessoa (Salvador), vão representar a Bahia.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador oficial do torneio internacional no Brasil. Na Bahia, a instituição é uma das pioneiras a adotar a robótica educacional em sala de aula e a realizar competições interescolares com a participação de equipes daqui e de outros estados.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade