Educação

Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos em Feira de Santana

A formação será nas áreas de comércio, gestão, saúde, asseio, conservação e zeladoria.

Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos em Feira de Santana Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos em Feira de Santana Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos em Feira de Santana Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos em Feira de Santana

Acorda Cidade

O primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho é a qualificação profissional. Neste sentido, a Secretaria de Educação vai oferecer aos 3.758 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal cursos profissionalizantes gratuitos. A formação será nas áreas de comércio, gestão, saúde, asseio, conservação e zeladoria. Para prestar o serviço, a Administração Municipal firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os cursos terão a carga horária total de 160 horas e serão para as seguintes funções: porteiro e vigia, repositor de mercadorias, promotor de vendas, assistente de logística, recepcionista e cuidador de idosos. As turmas serão compostas por 20 estudantes.

As aulas serão ministradas de forma presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. O local será definido pela Seduc.

A secretária de Educação, Anaci Paim, destaca que o investimento na capacitação profissional representa uma importante conquista para os estudantes da EJA, pois são alunos que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.

“Proporcionar a esses estudantes uma chance de ingresso no mercado de trabalho, de forma qualificada, é também garantir que eles possam continuar estudando porque a grande maioria depende dessa condição para seguir em frente”, observa a secretária.

As áreas escolhidas para a formação ampliam as oportunidades de atuação profissional dos estudantes, “além de capacitá-los com o que há de mais atual e necessário para se inserir no mercado de trabalho”, argumenta.

Os estudantes não terão nenhum custo para participar dos cursos. Eles terão acesso a materiais didáticos, como livros ou apostilas, pasta, bloco de anotações e caneta. Os alunos aprovados, desde que atendam aos pré-requisitos e obtenham o mínimo de 75% de frequência, receberão certificado.