Acorda Cidade

Dezesseis alunos de Feira de Santana conquistaram vagas na 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Dentre os classificados, 12 são do 9º ano e três do 8º ano, todos da Escola João Paulo I (JPI), e um do Colégio Lírio dos Vales.

A estundante Samara Gonçalves uma das classificadas, falou sobre a conquista:

“Está sendo uma experiência incrível, pois além de ampliarmos nosso conhecimento, a olimpíada também nos faz desenvolver habilidade de enfrentar desafios e nos mostra que somos capazes de efetuar tudo que desejamos. Nas aulas preparatórias, os professores se esforçam ao máximo para nós compreendermos os conteúdos solicitados. Com muito estudo e dedicação, vamos passar por esse processo juntos”, frisou a estudante do 8° Ano. 

Alice Soares, 9° Ano, também está mais motivada. “Participar da OBQJr. é muito incentivador para minha vida escolar. Esse primeiro resultado na competição me deu força para continuar estudando cada vez mais e, com meus conhecimentos, de alguma maneira ajudar a sociedade. As aulas preparatórias, com professor Ricardo Menezes, foram essenciais, pois ele tem metodologia de ensino totalmente diferenciada e de fácil compreensão. Ele leva dinâmicas para sala de aula, tem linguagem específica para nosso aprendizado e traz informações que, muitas vezes, não encontramos em livros, que são adquiridas por tempo de experiência e muito estudo. Tivemos diversas aulas práticas para revisarmos conteúdos e relacioná-los ao nosso cotidiano”, pontuou. 

Biólogo formado pela Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e de Biologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), o professor da JPI explicou um pouco sobre a OBQJr. “Neste ano a prova foi através de aplicativo. Foram 20 questões objetivas sobre 20 tópicos da Química Geral e da Inorgânica, além da Química Verde, Ambiente e Sustentabilidade. Tivemos dois meses de preparação prévia, com aulas de duas horas de duração, sempre resolvendo questões das Olímpiadas nos anos anteriores. Fizemos ainda um simulado. A 1ª fase foi realizada em setembro. O calendário da 2ª etapa está suspenso por causa da pandemia, pois a ideia é que seja presencial. Normalmente são 13 questões, sendo 10 objetivas e 3 subjetivas”, contou Ricardo Menezes. 

Diretora do Ensino Fundamental na JPI, Cassia Braz destacou que a escola está orgulhosa. "Outro dia li algo que dizia que as Olimpíadas na Grécia, em meados de 776 a.C. [antes de Cristo], tinham a corrida como único esporte. E elas acontecem ainda hoje, nessa modalidade, entre países do mundo todo. Mas quando falamos em olimpíadas de conhecimento, o preparo exigido não é mais físico. Quem ‘sua’ agora é o cérebro. As grandes medalhas que entram em cena são os conhecimentos e experiências que levam estudantes à conquista de crescimentos pessoal e profissional. Como nos orgulhamos de vocês, alunos que ‘romperam os muros’ da escola, buscaram conhecer mais, descobriram o novo, inquietaram-se, saíram da ‘zona de conforto’ e desafiaram-se”, disse. 

Vagas em universidades 

Instituições como Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) disponibilizaram, para 2020, vagas exclusivas para alunos do Ensino Médio medalhistas em olimpíadas de conhecimento. A Unicamp, inclusive, já divulgou que lançará em breve o edital Vagas Olímpicas 2021. Na JPI, os estudantes participam das olimpíadas já no Ensino Fundamental II, o que faz com que eles cheguem ao Ensino Médio mais preparados para as olimpíadas desta etapa educacional e, por consequência, tenham maiores chances de ingresso nas universidades. 

Classificados para a 2ª fase da OBQJr. 

Ana Beatriz De Almeida Pedreira – Escola João Paulo I – 8° Ano

Felipe Vieira Aquino –  ''                                                   ''

Samara Gonçalves Macêdo – ''                                           ''

Alice Costa Vasconcelos – ''                                                 ''

Alice Soares Oliveira – ''                                                  – 9° Ano

Estela Maria Freitas Meireles – ''                                           '' 

Fábio Souza de Oliveira Júnior – ''                                         '' 

Felipe Johan Vasconcelos Gomes – ''                                  '' 

Gabriela Gomes Alves – ''                                                      ''

Letícia Maria Roque Tosta – ''                                                 '' 

Maria Clara Eloy da Silva -''                                                    '' 

Maria Clara Silva Lóla – ''                                                         '' 

Matheus Oliveira Sant'anna – ''                                                '' 

Rafael da Rocha Cortês – ''                                                      '' 

Victória Loren Carvalho Romeu – ''                                           '' 

Pedro Souza Figueiredo – Colégio Lírio dos Vales – 8° Ano