Racismo

Estudante que deixou RS após ameaças de PMs já está em Feira e vai estudar na UFRB

Helder Sousa que sempre atuou na cidade como ativista político estava cursando história da Unipampa-faculdade que fica na cidade de Jaguarão no Rio Grande do Sul.

04/04/2011 às 12h05, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

O estudante Helder Santos Sousa, que foi expulso do estado do Rio Grande do Sul após sofrer perseguição policial já está em Feira de Santana. Ele diz ter sofrido discriminação racial no estado, após uma abordagem de policiais em uma brigada militar.

Helder que sempre atuou em Feira de Santana como ativista político estava cursando história da Unipampa-faculdade que fica na cidade de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Ele confirmou a discriminação após uma abordagem policial a qual classificou de racista e truculenta seguida de agressões físicas.

Ainda de acordo com o estudante as agressões foram motivadas pelo fato dele ter questionado a maneira como fora abordado. "Eles mandaram eu olhar para a parede e me chamaram de negão.Quando questionei a abordagem fui agredido por outro policial que já chegou batendo", denuncia Helder.

Ele conta que esteve na Brigada Militar para denunciar os policiais. Depois foi até a Policia Civil onde relatou a discriminação racial. A situação ficou pior para o estudante depois que ele foi convidado por uma emissora de rádio da cidade e denunciou os policiais.

Depois da entrevista, conta Helder, várias cartas foram endereçadas a ele com termos pejorativos como: "Nego sujo, volta para a tua terra. Você é muito bocudo. "Além disso, viaturas da brigada começaram a fazer rondas em volta da casa dele.

Apesar de todo o sofrimento, Helder se diz satisfeito com a punição aplicada aos policiais que o discriminaram. "Os advogados ficaram surpresos pelo fato da sindicância ter sido concluída em menos de 40 dias", informou. 

Helder Sousa recebeu o apoio de movimentos sociais de todo o Brasil. Ele conseguiu uma transferência para a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e vai cursar história a partir do segundo semestre deste ano aqui na Bahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade