Estudante é obrigado a beber álcool combustivel durante trote
02/02/2010 às 17h18, Por Dilton e Feito
Durante oito horas, um estudante de veterinária da Unicastelo sofreu agressões físicas e psicológicas durante um trote praticado por alunos veteranos da universidade, em Fernandópolis, cidade localizada a 533 quilômetros de São Paulo.
Mais do que isso: o aluno, que prefere não ser identificado, teve de beber álcool combustível. Segundo o estudante, as agressões começaram dentro do campus da universidade.
De acordo com o jovem, de 18 anos, alunos "rasgaram a minha calça e deram tapas na minha cara" dentro do prédio da universidade. Em depoimento, ele contou que estava em sua primeira aula do curso de veterinária quando vários veteranos entraram na sala e o tiraram à força do local.
Do lado de fora, em uma das principais avenidas da cidade, a avenida dos Expedicionários Brasileiros, ocorreram mais agressões, além de o aluno ter sido obrigado a beber álcool combustível. Ainda segundo o estudante, os agressores disseram que ele tinha sido "rebelde".
O rapaz foi levado pela família ao hospital com dificuldades para falar e andar. Um boletim de ocorrência foi registrado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o jovem compareceu à delegacia na noite de segunda-feira, para prestar depoimento, com a roupa rasgada, sem camisa, o rosto todo pintado e aparentemente embriagado.
O reitor da Unicastelo, Gilberto Luiz Moraes Selber, afirmou que a universidade já está apurando as denúncias. "A universidade é absolutamente contrária ao que aconteceu. Instauramos uma comissão de sindicância que terá 15 dias para apresentar um relatório. Vamos analisar tudo desde o começo. Serão ouvidos os alunos, o denunciante, a família, os vigilantes do campus".
O reitor lamentou o ocorrido e disse que a Unicastelo investe em programas para que problemas como esse não aconteça. "Já tivemos alguns problemas com relação a trote, mas nunca dessa maneira. O caso está tomando uma repercussão nacional. Durante o ano temos trabalhado com os alunos para que recebam os calouros de forma acolhedora.
A universidade, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que, assim que os agressores forem identificados, serão expulsos. "A universidade não tem responsabilidade jurídica pelo o que aconteceu, pois o trote foi fora do prédio, mas é uma questão moral. Eles feriram as normas da universidade".
Informações do IG
Mais Notícias

Brasil
Alexandre de Moraes suspende julgamento sobre revisão da vida toda do INSS
O julgamento virtual da questão seria finalizado hoje, mas o ministro pediu destaque do processo. Não há data para a...
01/12/2023 às 19h44

Brasil
Regulamentação de cigarro eletrônico é discutida pela Anvisa nesta sexta-feira (1º)
O debate será transmitido por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube. Interessados podem enviar manifestações orais.
01/12/2023 às 08h58

Brasil
Brasil cai para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa
A liderança continua a ser da atual campeã mundial Argentina, segundo a relação divulgada na quinta-feira (30).
01/12/2023 às 08h50

Brasil
Maceió decreta estado de emergência por risco de colapso em mina
Vários bairros da capital alagoana correm risco de afundamento de solo.
30/11/2023 às 20h40

Brasil
Feriado nacional do Dia da Consciência Negra é aprovado na Câmara
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de...
30/11/2023 às 08h41

IR
Receita paga nesta quinta lote residual de restituição do Imposto de Renda
O pagamento será feito na conta informada na declaração do IR. Ao todo, 358.737 contribuintes foram contemplados.
30/11/2023 às 08h32