Luiza em Oxford

Estudante de Feira de Santana lança vaquinha virtual para estudar em universidade do Reino Unido

De acordo com a estudante, ela recebeu o resultado da competição no dia 1º de outubro, e para sua alegria foi selecionada com uma bolsa de 50% para estudar durante duas semanas na Universidade de Oxford.

01/11/2021 às 21h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A estudante de Feira de Santana Luiza da Silva Pereira da Conceição, de 15 anos, sempre sonhou em estudar em uma universidade fora do Brasil, e agora o que antes era um sonho está próximo de se tornar realidade.

A jovem cursa o primeiro ano do ensino médio em um colégio privado da cidade, onde estuda com bolsa integral, e este ano ela participou de uma competição internacional de redações, chamada Immerse Education Essay Competition, que possibilita aos selecionados realizar um curso em uma universidade do Reino Unido.

"Eu sempre tive o sonho de fazer universidade fora do Brasil. Desde os 12 anos eu comecei a pesquisar oportunidades, cursos de verão, e recentemente eu encontrei uma competição de redação onde se tem a chance de participar de um curso de verão na Universidade de Oxford ou Cambridge, e eu pensei que essa seria uma forma de conseguir uma bolsa e ir pra fora estudar em uma das melhores universidades do mundo", contou em entrevista ao Acorda Cidade.

O processo de seleção foi simples e feito de forma virtual. De acordo com a estudante, ela recebeu o resultado da competição no dia 1º de outubro, e para sua alegria foi selecionada com uma bolsa de 50% para estudar durante duas semanas na Universidade de Oxford. A questão é que Luiza vem de uma família humilde. O pai dela trabalha como zelador do colégio em que estuda, e a mãe é dona de casa. Sem condições de arcar com os outros 50% do valor do curso, a jovem então teve a ideia de fazer uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e estudar onde sempre sonhou.

"Fiquei muito feliz quando recebi essa notícia, mas também um pouco apreensiva, porque meus pais não têm condições de arcar com os outros 50%, porque estaríamos pagando tudo em Libras, sendo 1 real multiplicado por 8. Eu teria que pagar até o dia 26 de novembro a entrada de aproximadamente 6 mil e até o dia 1º de maio o restante do valor para conseguir ir para o curso. O curso é em julho do ano que vem e eu ficarei lá por aproximadamente duas semanas, cursando Direito pré-universitário. Para cursar lá eu preciso dos outros 50% do valor, que é aproximadamente R$ 18 mil e mais os cursos com passagem, visto e seguro", relatou.

Trajetória

Além da dedicação aos estudos, Luiza da Silva Pereira da Conceição também adora praticar esportes, e atua como voluntária em projetos sociais no município de Feira de Santana. Ela é co-fundadora do projeto Amor que Absorve, que busca combater a pobreza menstrual entre jovens em situação de vulnerabilidade na cidade.

"Sou voluntária também de um outro projeto, chamado Tudo por um Abrigo e escrevo para um blog, o qual criei recentemente. Além disso, adoro também me envolver em competições nacionais e internacionais, sendo bicampeã ouro da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A minha trajetória pessoal até o processo seletivo é essa, sempre foi muito eclética."

Como ajudar Luiza

Os interessados em ajudar a estudante do ensino médio a alcançar o seu objetivo pode realizar doações através do Pix [email protected] ou acessar o link da vakinha http://vaka.me/2416087
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade