O primeiro contato de Guilherme com olimpíada científica foi em 2017, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
13/09/2021 15h25, Por Laiane Cruz
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
O estudante Guilherme Antônio da Silva Santos, 16 anos, do 1º ano do Colégio Estadual Dom João Muniz, no município de Santana, no oeste baiano, vem se consagrando como um grande campeão nas olimpíadas do conhecimento. O jovem já contabiliza 26 premiações e a sua mais recente vitória foi a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO).
Na trajetória de olimpíadas, iniciada ainda no Ensino Fundamental, Guilherme Antônio conta que já ganhou um troféu; oito medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze; sete menções honrosas; e dois diplomas. “Gosto muito de participar de olimpíadas de todas as áreas, é uma experiência incrível. A AIMO, por exemplo, é uma olimpíada em inglês que testou o meu conhecimento em Matemática de uma forma especial, pois instigou a minha agilidade em resolver 30 questões em pouco tempo”.
O primeiro contato de Guilherme com olimpíada científica foi em 2017, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “No ano seguinte, ganhei minha primeira premiação, uma menção honrosa na OBMEP”, recorda. Aquele foi o pontapé inicial e, desde então, Guilherme não parou mais. Em 2019, participou de novo da OBMEP e fez a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Olimpíada de Inglês e a Bricsmath (competição internacional on-line de Matemática). “No ano passado, criei o grupo ‘Math show olympics’, para estimular mais estudantes a participarem. Costumo dizer que as olimpíadas científicas mudam vidas, como mudou a minha. Só fazendo para saber”.
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ana Angélica de Almeida Carvalho, destaca a importância do incentivo de Guilherme para os colegas também participarem do universo das olimpíadas do conhecimento. “Através da participação nas olimpíadas que acontecem nas mais diversas áreas, os estudantes desenvolvem as suas habilidades, aprofundam os conteúdos. Por isso, estamos sempre os estimulando a participarem para além da competição por medalhas”, afirma.
Bahia Olímpica
Por meio do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Em 2020, o programa registrou 1.501.826 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas, com a conquista de 842 medalhas por alunos baianos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional
Boris Johnson renuncia à liderança do Partido Conservador e deixará cargo de primeiro-ministro
Premiê deve permanecer à frente do governo até a escolha do sucessor. Anúncio ocorre em meio a rebelião no Partido Conservador após escândalo sexual envolvendo aliado.
07/07/2022 às 11h07Saúde
Secretaria de Saúde com novo horário de funcionamento a partir de segunda, 11
Horário estendido das 7h às 17h, não fechando mais ao meio-dia
07/07/2022 às 10h49Agenda Cultural
Domingo tem Arte na Avenida no canteiro da Getúlio Vargas
O projeto acontece nas imediações entre as ruas São Domingos e Frei Aureliano.
07/07/2022 às 10h40Educação
MEC divulga resultado do Sisu para o segundo semestre
Mais de 60,2 mil estudantes foram aprovados
07/07/2022 às 08h12Brasil
Aposta de SC leva prêmio de R$ 52 milhões da Mega-Sena
Jogo ganhador foi uma aposta simples
07/07/2022 às 08h00Saúde
Crescem em todo país os casos de síndrome respiratória aguda grave
Análise é da Fundação Oswaldo Cruz.
07/07/2022 às 07h27PUBLICIDADE
PUBLICIDADE