Educação

Estudante da rede estadual soma 26 premiações em olimpíadas do conhecimento

O primeiro contato de Guilherme com olimpíada científica foi em 2017, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

13/09/2021 às 15h25, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O estudante Guilherme Antônio da Silva Santos, 16 anos, do 1º ano do Colégio Estadual Dom João Muniz, no município de Santana, no oeste baiano, vem se consagrando como um grande campeão nas olimpíadas do conhecimento. O jovem já contabiliza 26 premiações e a sua mais recente vitória foi a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO).

Na trajetória de olimpíadas, iniciada ainda no Ensino Fundamental, Guilherme Antônio conta que já ganhou um troféu; oito medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze; sete menções honrosas; e dois diplomas. “Gosto muito de participar de olimpíadas de todas as áreas, é uma experiência incrível. A AIMO, por exemplo, é uma olimpíada em inglês que testou o meu conhecimento em Matemática de uma forma especial, pois instigou a minha agilidade em resolver 30 questões em pouco tempo”.

O primeiro contato de Guilherme com olimpíada científica foi em 2017, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “No ano seguinte, ganhei minha primeira premiação, uma menção honrosa na OBMEP”, recorda. Aquele foi o pontapé inicial e, desde então, Guilherme não parou mais. Em 2019, participou de novo da OBMEP e fez a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Olimpíada de Inglês e a Bricsmath (competição internacional on-line de Matemática). “No ano passado, criei o grupo ‘Math show olympics’, para estimular mais estudantes a participarem. Costumo dizer que as olimpíadas científicas mudam vidas, como mudou a minha. Só fazendo para saber”.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ana Angélica de Almeida Carvalho, destaca a importância do incentivo de Guilherme para os colegas também participarem do universo das olimpíadas do conhecimento. “Através da participação nas olimpíadas que acontecem nas mais diversas áreas, os estudantes desenvolvem as suas habilidades, aprofundam os conteúdos. Por isso, estamos sempre os estimulando a participarem para além da competição por medalhas”, afirma.

Bahia Olímpica
Por meio do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Em 2020, o programa registrou 1.501.826 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas, com a conquista de 842 medalhas por alunos baianos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Observatório Astronômico Antares

Feira de Santana

Observatório Astronômico Antares abre inscrições para cursos de Jovens Cientistas

Os cursos são direcionados para jovens entre 7 e 14 anos de idade.

23/02/2024 às 16h32

Natan Figueiredo de Souza - estudante aprovado em sexto lugar em medicina na ufba

Inspiração

Jovem da zona rural de Ouriçangas é aprovado em 6º lugar em medicina na Ufba

“Sou um jovem negro de origem simples. Mesmo com todas as barreiras consegui ser aprovado na maior universidade da Bahia",...

22/02/2024 às 20h21

Uniforme rede municipal de ensino

Educação

Secretária de Educação diz que alunos da Rede Municipal ganharão novos uniformes e material escolar

Anaci Paim também aproveitou para falar sobre a reforma da Escola Municipal Timóteo Ferreira da Silva, localizada no Km 13,...

22/02/2024 às 15h58

Sessão extraordinária da câmara no antigo feira tênnis clube ft Paulo José acorda cidade

Estágio

Prefeitura de Feira de Santana abre vagas de estágio em escolas municipais

Os estagiários contratados para a Educação Especial vão atuar na mediação das atividades escolares e pedagógicas, garantindo a interação dos...

22/02/2024 às 07h28

governador Jerônimo Rodrigues- Foto- Repórter Ed Santos- Acorda Cidade.jpg1

"Aprovação em massa"

"Se tiver que ser feito ajuste será feito", diz governador da BA após repercussão negativa em fala sobre de portaria da Educação

O governador argumentou que a reprovação recai principalmente sobre os estudantes mais vulneráveis, perpetuando desigualdades sociais e raciais.

21/02/2024 às 16h50

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores

Educação

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação e reivindicam mais professores para Escola

A secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim recebeu as mães em sua sala e também a reportagem do Acorda...

21/02/2024 às 06h35

image

Rádio acorda cidade