Bahia

Estratégias asseguram índice elevado de vacinação do rebanho baiano contra febre aftosa

O percentual de animais imunizados superou os 90% preconizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), parceiro nas ações do Serviço Veterinário Oficial.

31/08/2020 às 16h46, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Apesar das condições adversas por causa do isolamento social e da dificuldade de logística para distribuição das vacinas entre os 417 municípios, a primeira etapa de 2020 da vacinação contra a Febre Aftosa superou as expectativas. Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), cerca de 10 milhões de animais de todas as idades situados em propriedades baianas foram imunizados, o que corresponde a 93,65% do total do rebanho de bovinos e bubalinos.

“O êxito na cobertura de imunização pode ser atribuído às estratégias de divulgação, fiscalização da venda e declaração da vacinação que se revelaram eficientes”, avalia o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar. “Além disso a conscientização dos produtores que participaram em massa de todo o processo dinamizando o que chamamos de responsabilidade compartilhada. Também o nosso corpo técnico que se fez presente através de respostas rápidas às demandas foi fundamental”, completa.

O percentual de animais imunizados superou os 90% preconizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), parceiro nas ações do Serviço Veterinário Oficial. “Para esses resultados, foi necessário um conjunto integrado de ações que incluiu amplo sistema de comunicação através de carros de som, mídias digitais, spots de rádio e outdoors disponibilizados pelo Governo do Estado para que a Bahia promovesse as ações, afastando cada vez mais a doença de nosso estado. Estamos livres da Aftosa há 23 anos e trabalhamos junto com o Grupo Gestor Estadual para que, em breve, a Bahia consiga assegurar o status de zona Livre sem Vacinação, o que significa que poderá não haver necessidade de imunizar o rebanho como fazemos hoje”, aposta Maurício.

Videoconferências

As ações presenciais foram substituídas pelas videoconferências que reuniram cada um dos 27 territórios para avaliar rotineiramente o desenvolvimento do cronograma de atividades e realizar os ajustes no tempo adequado. Cuidados e orientações aos criadores e trabalhadores rurais marcaram o trabalho nos escritórios. 

“Outro fator determinante para o sucesso da vacinação foi a nova ferramenta disponibilizada no site da Adab para a declaração, um programa implantado agora mas que se mostrou eficaz. Aliado a isso, a descentralização dos pontos para que o criador realizasse a declaração mobilizando revendas agropecuárias e sindicatos rurais”, atesta o coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-BA), José Neder.

Iniciada no dia 1º de maio, a vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia seguiu até 30 de junho, após prorrogação de 30 dias. Mais informações estão disponíveis no site da Adab.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade