Bahia

Estão abertas as inscrições para a Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia

O objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, com ações de divulgação e socialização de conhecimentos oriundos de pesquisas acadêmicas e de experiências de povos e comunidades tradicionais.

13/07/2020 às 11h57, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes, pesquisadores, extensionistas, agricultores e agricultoras, experimentadores e representantes de povos e comunidades tradicionais já podem se inscrever para a Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia: Tecnologia, Inovação e Vivências no Rural, que acontecerá, em formato virtual, no período de 27 a 31 de julho. O evento integra a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (16ª SNCT), com o tema Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. A Mostra será transmitida pelo Canal do Instituto Anísio Teixeira, no Youtube (https://www.youtube.com/c/InstitutoAnísioTeixeiraIAT).

O objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, com ações de divulgação e socialização de conhecimentos oriundos de pesquisas acadêmicas e de experiências de povos e comunidades tradicionais. No evento, serão abordados temas relevantes para a vida no campo como Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas, Educação e Racismo, entre outros, e acontecerá a exposição de experimentos ligados ao contexto da produção no campo, de agricultores e de estudantes do ensino médio, de diferentes partes da Bahia. As inscrições e orientações sobre o evento estão disponíveis no site: http://mostrainterterritorial.unilab.edu.br/#

A atividade é uma iniciativa da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, a partir de parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação Executiva de Pesquisa Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), e as secretarias estaduais de Educação (SEC); de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Instituto Federal Baiano (IFBaiano); e o Centro de Cultura do Vale do Iguape (CECVI).

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundarem seus conhecimentos sobre temas voltados para o desenvolvimento rural sustentável, a partir da agricultura familiar. A ação tem ainda a finalidade de estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemáticas no entorno da Bioeconomia.   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade