Feira de Santana

Sonho nas pistas: conheça o jovem piloto de Kart que aos 16 anos representa a cidade Feira de Santana

Ao Acorda Cidade, Thiago contou que o desejo é chegar na Stock Car.

09/09/2023 às 06h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Piloto de Kart
Foto: Arquivo Pessoal

Thiago Rios é um estudante feirense apaixonado por adrenalina. Aos 16 anos de idade, ele é piloto de Kart, uma modalidade de esporte a motor, que na maioria das vezes, se inicia na infância e pode ir até a fase adulta.

Ao Acorda Cidade, o jovem piloto contou como teve contato com o esporte e como vem desempenhando nas competições.

“Meu pai em 2012 correu pelo Campeonato Capixaba, eu vi o troféu e sempre me interessei. No mês de janeiro deste ano, a gente começou a treinar e quando foi agora no dia 12 de agosto, eu conquistei uma corrida. Atualmente, estou correndo apenas no Campeonato Baiano de Kart lá em Lauro de Freitas onde tem kartódromo”, contou.

De acordo com Thiago, a primeira conquista nas pistas, representou um grande esforço que vem tendo.

“Essa foi a minha primeira vitória, porque nas outras competições eu sempre ficava em terceiro, quarto, mas nunca tinha vencido. Então isso significa todo o esforço que eu venho tendo, os esforços dos meus pais, principalmente por parte da minha mãe que começou a dirigir na estrada, justamente para me levar para os treinos, então eu sempre venho dando o meu sangue, o meu suor”, afirmou.

Piloto de Kart
Foto: Arquivo Pessoal

Mas, segundo Thiago Rios, nem tudo são flores, e nem sempre são vitórias. Para chegar onde já chegou, muitas barreiras foram derrubadas e novos obstáculos estão surgindo.

“A minha primeira dificuldade é a questão da logística para ir, porque como eu moro em Feira de Santana, os treinos acontecem lá em Lauro de Feitas, são 120 km que me separam do kartódromo, além da outra dificuldade que são os patrocinadores. Aqui na Bahia, nós temos duas pistas, uma em Vitória da Conquista que está desativada e a de Lauro, onde acontecem as competições, mas o esporte ainda é pouco valorizado, o custo do esporte é caro, então não é tão acessível para todos, por isso a importância de se ter um patrocínio, o apoio de empresários para ajudar a correr”, destacou.

No próximo ano, Thiago Rios irá mudar de categoria, mas para isso, será necessário trocar o modelo de veículo.

Piloto de Kart
Foto: Arquivo Pessoal

“Ano que vem eu vou subir de categoria, então eu preciso comprar um Kart novo, essa é a minha primeira barreira, preciso de novos patrocinadores, de mais capital, porque o investimento será maior. Atualmente a minha categoria tem cerca de 6 até 9 competidores, é a chamada Rent, que no inglês significa aluguel, ou seja, são karts de aluguel e cada etapa o piloto é sorteado com o mecânico, com a equipe e o carro vai trocando sempre. Já a próxima categoria, é a Light para quem já tem um carro. Na sequência ainda tem a Graduados, Sênior, Super Sênior e Super Sênior Master. Hoje nós não temos treinadores, nós temos coaching, que é o meu pai e o meu mecânico ‘Neguinho’, mas tem também Diego Freitas que me ajudou bastante”, disse.

A próxima competição de Thiago será no dia 28 de outubro. Para subir na primeira colocação, o jovem está realizando treinos todos os finais de semana.

“Todo final de semana eu estou indo lá para o kartódromo treinar. Na última etapa, por exemplo, eu disputei no dia 12 de agosto, e continuo me esforçando fazendo os treinamentos para ganhar mais uma etapa. Hoje eu estou em segundo lugar no Campeonato, o que me separa do líder, são apenas dois pontos, então a diferença é pouca, estou me esforçando para buscar esta primeira colocação e com fé em Deus, estarei liderando. Este é um campeonato com seis etapas, já tivemos em março, maio, junho, teve agora a de agosto, vamos ter a de outubro e a última em dezembro”, explicou.

Ao Acorda Cidade, Thiago contou que o desejo é chegar na Stock Car.

“Eu quero chegar na Stock Car Pro Series, a maior categoria do Brasil, a mais badalada, a mais desejada, onde pilota Rubens Barrichello, Felipe Massa, muitos pilotos grandes aqui do Brasil, eu quero ter a oportunidade de um dia correr ao lado desses caras”, enfatizou.

Piloto de Kart
Foto: Arquivo Pessoal

Fã número 1, Marina Dunigan Rios, é mãe do jovem Thiago. Sempre ao lado do filho, é uma das que mais incentiva o piloto a continuar na busca dos objetivos.

“É uma emoção muito grande poder acompanhar ele, e a ideia começou justamente de aproximar pai e filho, porque meu esposo trabalha muito, então tivemos esta ideia de ter um tempo juntos e de qualidade. Até o meu outro filho, que tem apenas 8 anos de idade, já está na escola de Cadete. Quando o pai dele não está, eu que levo para os treinos, inclusive passei a dirigir nas estradas, justamente para não deixar ele sem os treinos”, afirmou.

Segundo Marina, o kart provocou uma grande mudança na vida do filho.

“Eu vi a realização do meu filho, saber que a gente pode tudo no que crê, e se a gente crê, tudo é possível. É uma realização, e desde o primeiro dia que Thiago pisou no kart, a gente não tinha dúvidas que ele chegaria ao primeiro lugar. A gente não tem dúvidas, é uma escola para a vida, não só na pista mas também na vida. Eu lembro que no início, Thiago reclamava muito do carro, e a gente conversava com ele sobre a humildade, como falar, como trazer as coisas, e com isso, ele foi aprendendo. Hoje ele é querido por todos os mecânicos no geral, ele tem bastante humildade para reconhecer, sentir o carro, saber quando o carro está precisando de um reparo, e ele evoluiu bastante”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao poder público… Kd as verbas direcionadas de incentivo ao esporte feirense… O programa do faz atleta enfim… Vamos nos motivar para os sonhos do esporte feirense se tornarem realidade… Não apenas o Kart, mas no geral falta sensibilidade do poder público em enxergar o esporte feirense… Tem muita gente boa aki e em diversas modalidades…

  2. Parabéns Ed Santos e toda equipe do Acorda Cidade, pela sensibilidade no processo de entrevista e edição da matéria.
    Ficamos muito felizes com a oportunidade e visibilidade concedida a nosso Filho/Piloto. Deus reserva grandes coisas para ele, e teremos a oportunidade de compartilhar excelentes materiais com vcs, bem como levar o nome de nossa Feira de Santana ao cenário automobilístico nacional. Deus os abençoem.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade