Feira de Santana

Sem patrocínio, atletas feirenses buscam alternativas para disputar Campeonato Pan-Americano no Chile

A competição acontece entre os dias 18 e 20 de agosto em Santiago.

18/07/2023 às 15h46, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Atletas Feirenses
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cerca de 10 atletas baianos de karatê estão se preparando para disputar o Campeonato Pan-Americano de Karatê JKS em Santiago, capital do Chile.

A competição acontece entre os dias 18 e 20 de agosto. Sete atletas de uma única academia do bairro Ponto Central, em Feira de Santana, irão representar o município neste torneio internacional.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com o professor Adriano Júlio Tavares Araújo, responsável pela equipe que já está contando os dias para o evento. Segundo ele, esta é a primeira competição após a pandemia da Covid-19.

“Este é o quinto Pan-Americano da JKS e o último evento foi no Brasil no ano de 2017, mas com a pandemia, as atividades ficaram paralisadas e a JKS foi a mais conservadora quanto as medidas sanitárias. Deu uma pausa maior nos eventos e agora está retomando neste primeiro torneio internacional. Esta competição vai acontecer em Santiago no Chile, entre os dias 18 e 20 de agosto. Só daqui da nossa academia Asketas, são sete atletas, tem mais um atleta da cidade, um de Salvador e outro de Jacobina”, informou.

Atletas Feirenses
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o professor, dos sete atletas, três são meninas. Ele enfatizou que a falta de patrocínio que prejudicou a ida de outros alunos.

“Nós estamos com três atletas femininas, a nossa expectativa é que fossem mais atletas, mas infelizmente por conta das dificuldades de patrocínio, muitos atletas não poderão ir, nem chegaram a confirmar as suas participações, e mesmo aqueles atletas que confirmaram, ainda estão fazendo uma série de esforços, sacrifícios, movimentações, rifas, vaquinhas, para conseguirem bancar as despesas. Estes meninos estão organizando as campanhas nas redes sociais, pedem apoio, pedem PIX, pedem doações, então todo mundo está se virando da maneira que pode”, contou.

Questionado sobre o apoio que as confederações podem dar, o professor Adriano Júlio declarou que o esporte amador ainda é pouco valorizado.

“A Confederação de Karatê amador é muito diferente de uma Confederação de Futebol, que já é profissional, tem patrocínio milionário. O amador não conta com tantos recursos assim, o máximo é que feito, é minimizar os custos das inscrições, às vezes conseguem ajudar alguma coisa de hospedagem, mas é muito difícil pelo fato da Confederação ser pequena. Nesta viagem, nós iremos com atletas que são faixa verde, laranja, marrom e preta. Essa é uma competição de grande importância para estes atletas, pois terão a oportunidade de representar a cidade, o estado e o país, e o mais interessante, muitos deles ainda nem completaram os 18 anos, então as pessoas podem colaborar da melhor forma possível, nós temos a nossa página no Instagram @astekaskarate, a competição começa no dia 18, mas alguns já começam a viajar no dia 15, outros no dia 17, mas a gente realmente precisa se apresentar na sexta, dia 18 de agosto”, afirmou.

Lara Beatriz de apenas 14 anos de idade, já é faixa preta de Karatê. Ela é uma das atletas que também está fazendo campanhas para levantar recursos e viajar.

Ao Acorda Cidade, ela contou que já fez parte de outras competições e enfatizou a falta de credibilidade no esporte amador.

Atletas Feirenses
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje eu sou faixa preta, mas foi uma luta para chegar até aqui, porém o resultado no final, foi esta conquista. Eu já treino há sete anos, já participei de três brasileiros, um mundial que foi na Irlanda, já participei de baianos e alguns campeonatos internos. Atualmente a visão das pessoas, é que não há credibilidade para o karatê, para o esporte amador, é mais para o futebol e outros esportes, e pelo fato de ser menina, aí que se torna pior”, informou.

Segundo Lara, o objetivo é alcançar cerca de R$ 6 mil por atleta.

“Nós estamos divulgando nas redes sociais, estamos conversando com alguns conhecidos, compartilhamos com um e com outro, estamos também em busca de empresas e as pessoas também que quiserem doar de coração, nós estamos aqui para receber. A nossa meta é de R$ 6 mil, mas nós ainda estamos no início desse recurso, e ainda tem o fato que como eu não tenho 18 anos, eu tenho que viajar com meus pais”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cadê a secretária de esportes cultura lazer, que não ajuda? Os empresários de feira? Que não entendem a mão pra leva o nome da cidade e dos profissionais pra fora da cidade?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade