Educação e Esporte

Projeto de inclusão da capoeira nas escolas depende de parcerias para se expandir pela Bahia

Primeira edição do “Capoeira Educa em Ação” na Escola Estadual Professora Noêmia Rego, em Salvador, foi um sucesso.

03/03/2024 às 06h56, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

ACEB - Projeto valoriza Capoeira em Escola Estadual no bairro de Valéria
Foto: Divulgação

O Projeto “Capoeira Educa em Ação”, desenvolvido pela Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb) na Escola Estadual Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, na última sexta-feira (23) foi um sucesso. Além do Seminário “Tradição da Capoeira como Arte, Esporte e Expressão Cultural” e de oficinas temáticas sobre o “Cenário da Capoeira na Bahia”, “Mulher Negra na Capoeira” e “Capoeira como Ferramenta de Educação”, a iniciativa incluiu uma Roda de Capoeira com os participantes do projeto e representantes dos grupos de capoeira convidados (mestres, contramestres, professores e instrutores de capoeira), seguida da distribuição de lanche.

Pela relevância sócio-cultural do Projeto, a Acebdecidiu expandi-lo para outras unidades escolares do estado, começando por Salvador e região metropolitana.

O objetivo vai além dereforçar a prática da capoeira como esporte, cultura, arte e lazer na Bahia, mas de fato introduzir a Capoeira nas escolas baianas pela importância dessa manifestação cultural brasileira reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil. Contudo, o grande desafio para realização do Projeto em outras escolas é encontrar parceiros públicos e/ou privados dispostos a investir financeiramente em sua realização.

ACEB - Projeto valoriza Capoeira em Escola Estadual no bairro de Valéria
Foto: Divulgação

“A primeira edição foi fruto de uma parceria com o Estado, por intermédio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, via edital de chamamento público. Nas próximas edições, a Aceb pretende manter o que deu certo e incluir a aquisição de abadás, vestimentas específicas usadas na prática da capoeira, para os participantes. Para que um bom número de escolas sejam contempladas, precisamos de apoio”, explicou a Coordenadora de Projetos da Aceb, Anne Cristina Nogueira.

ACEB - Projeto valoriza Capoeira em Escola Estadual no bairro de Valéria
Foto: Divulgação

Segundo a presidente da Aceb, Marinalva Nunes, na Bahia, estado onde essa arte-luta tem raízes profundas, a inclusão da Capoeira nas escolas se torna ainda mais significativa.

“A Capoeira não é apenas uma prática física, mas uma expressão rica de ancestralidade, tradição e resistência. Ao introduzi-las nas escolas do nosso estado, não apenas como aulas práticas, mas também por meio de palestras que abordem temas como história, cânticos, instrumentos e bênçãos, proporcionamos uma educação mais completa e enraizada na cultura local (…). Valorizar a Capoeira é reconhecer e celebrar a diversidade cultural afro-brasileira, promovendo o respeito à herança histórica e estimulando o entendimento da importância da preservação cultural”, afirmou.

ACEB - Projeto valoriza Capoeira em Escola Estadual no bairro de Valéria
Foto: Divulgação

Na base do Projeto “Capoeira Educa em Ação”, está o fato de que a arte-luta não apenas contribui para o desenvolvimento físico, motor e emocional das crianças, mas também promove valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes. A prática coletiva estimula a interação social, a cooperação e o respeito mútuo, reforçando a importância da inclusão e da diversidade.

“Ao reconhecer e valorizar a Capoeira como parte integrante da identidade cultural baiana, estamos não apenas enriquecendo a educação, mas também preservando e promovendo uma das tradições mais emblemáticas do nosso estado”, concluiu a presidente da Aceb, Marinalva Nunes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns e sucesso na caminhada, aqui no litoral do Paraná, cidade de Matinhos temos a lei municipal 1456/2011 que institui a capoeira nas escolas e desde 2013 estamos atuando, mas é muita resistência, todos os anos é uma queda de braço contra o sistema educacional municipal.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade