Baianos

Delegação baiana lidera Campeonato Brasileiro de Boxe no final de semana com apoio da Sudesb

A delegação baiana, composta por 14 atletas, faturou 13 medalhas e títulos individuais.

20/06/2024 às 08h38, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Campeonato Brasileiro de Boxe
Foto: Arquivo Pessoal

Seguindo o histórico de títulos nacionais no Campeonato Brasileiro de Boxe, a equipe da Bahia foi a campeã por equipes na edição de 2024 da competição realizada na última semana em Brasília, no Distrito Federal. Dentre os representantes baianos, 12 atletas e um chefe de delegação viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Campeonato Brasileiro de Boxe
Foto: Box Bahia

A delegação baiana, composta por 14 atletas, faturou 13 medalhas e títulos individuais. A Bahia desbancou seus grandes rivais, deixando São Paulo na segunda posição e o Rio de Janeiro em terceiro. O destaque também ficou para o título de melhor técnico do campeonato para Marco Antônio Moreira Santos, também professor do projeto da Sudesb – Núcleo de Esportes de Luta e Combate – no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia.

Grandes resultados – Das 13 medalhas, foram cinco ouros, todos no masculino: Ronaldo da Silva (-51 kg); Ramon da Conceição (-57 kg); Breno de Carvalho (-63,5 kg); Isaias Filho (-92 kg); e Joel da Silva (+92 kg). Ronaldo comemora o seu bicampeonato.

Campeonato Brasileiro de Boxe
Foto: Box Bahia

“Foi um campeonato muito duro e difícil, como sempre é, com adversários duríssimos. Mas, me preparei bastante neste ano com maior destaque para o mental. Sempre treinei muito fisicamente e tecnicamente. Dessa vez, fui mais focado e sabendo o que tinha que fazer estrategicamente porque batia sempre na trave. Estava engasgado com um adversário da Seleção que eu já tinha perdido na semifinal e ganhei. Gostaria de agradecer ao treinador Luiz Dórea, aos treinadores, a Boxebahia e a Sudesb”, cita.

Além disso, foram mais oito medalhas – quatro de prata e quatro de bronze. Todas as pratas foram no feminino com Yasmine Silva (-50 kg); Stefani dos Santos (-54 kg); Adriele Nascimento (-66 kg); e Samara Santos (-75 kg). As medalhas de bronze foram para Kaian Reis (-71 kg masculino); Jomário da Cruz (-80 kg masculino); Maria de Jesus (-57 kg feminino); e Camille Santana (-60 kg feminino).

Samara conta que foi uma experiência muito boa em chegar na segunda posição na sua estreia em Campeonatos Brasileiros. “Cada luta foi de uma intensidade gigantesca porque tive que me superar, uma experiência muito significativa. A final foi contra uma adversária muito conhecida e duríssima. Mas, ainda assim, mesmo sem o resultado que gostaria inicialmente, o ouro, gostei muito do meu desempenho. Próximo ano, tem mais”.

Apoio da Sudesb – O presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Afonso Nunes, comenta a importância de conquistar mais um título mesmo sem contar com os principais atletas que estão se preparando para as Olimpíadas de Paris 2024 – Bárbara dos Santos, Beatriz Ferreira, Keno Marley, Tatiane Almeida e Wanderley Pereira. Eles seriam praticamente garantia de medalhas de ouro, segundo Afonso.

“Conquistamos um resultado super expressivo. Ficamos com 54 pontos. Foram 19 de vantagem para o segundo colocado São Paulo e 29 para o terceiro, Rio de Janeiro. Isso mostra a força do nosso boxe, inclusive nos últimos anos, mantendo a hegemonia do boxe brasileiro. Gostaria de agradecer muito o apoio de sempre da Sudesb com o boxe”, pontua.

Karatê – Os esportes de luta e combate na Bahia seguem com grandes nomes e destaques no cenário nacional. A karateca baiana Larissa Barbosa conquistou o título na etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê 2024, na categoria kumitê (combates em si) senior -68 kg. Com passagens aéreas concedidas pela Sudesb, a atleta disputou o torneio entre a última quinta-feira, dia 13 de junho, e domingo, dia 16.

Bodyboarding – A baiana Juliana Dourado ficou em quarto lugar na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding de 2024, em Niterói, no último final de semana. A atleta vem de uma boa fase com mais uma final após o título na última etapa do campeonato em 2023. Ela e Tatiane Meneses, que ficou em 13º, viajaram com passagens aéreas concedidas pela Sudesb.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade