Mundial de Karatê

Atleta de Feira de Santana vai representar o Brasil em Campeonato Mundial de Karatê no Japão

A competição mundial realizada em Tóquio ocorrerá em três etapas, em três dias respectivamente.

10/04/2024 às 20h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Atleta de karatê
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O feirense Manoel Costa Silva, de 16 anos, vai representar Feira de Santana, a Bahia e Brasil no Campeonato Mundial de Karatê, realizado em julho deste ano, em Tóquio, no Japão. A competição, é também o sonho do karateca, em se tornar destaque no esporte.

O Acorda Cidade conversou com Manoel que enfatizou que a sua trajetória no karatê começou ainda pequeno, aos oito anos de idade.

“Eu comecei no karatê em 2015. Na minha escola antiga, havia uma oficina de karatê e eu tinha um amigo que também treinava. Ele me chamou pra fazer uma aula experimental e desde esse dia não parei mais de treinar. Fui duas vezes campeão brasileiro, em 2022 e 2023 e fui convocado para representar a seleção brasileira no mundial, que vai acontecer em Tóquio”, disse.

Treinando nas modalidades kata (luta imaginária) e kumite (combate), Manoel Costa foi campeão brasileiro nos anos de 2022 e 2023, defendendo a faixa marrom, a qual exibe na cintura com orgulho.

Porém, para se tornar um campeão, a rotina de treinos também requer uma atenção redobrada. Ele contou que treina todos os dias da semana.

“Eu treino kata e kumite toda semana, tenho também uns treinos sábado e domingo que são mais voltados para competição. Na terça e quinta a noite também. Segunda, quarta e sexta, têm os treinos de manutenção. É a primeira vez que vou sair do Brasil, não tenho nem palavras, para mim é muito gratificante, porque eu sei de todo o meu esforço que nesses oito anos de treinamento, além de todas as oportunidades que tive, que ainda vou ter. Tenho o sonho de ser campeão mundial e passar para a faixa preta”.

Competição

A competição mundial realizada em Tóquio ocorrerá em três etapas, em três dias respectivamente. Mas, para realizar o sonho de representar o município em um campeonato como este, a trajetória não está sendo fácil. Isso porque a maior dificuldade de Manoel e de sua família, é a parte financeira.

De acordo com o atleta, as despesas de hospedagem, passagens aéreas e alimentação somam em média R$ 30 mil. Manoel aproveitou para fazer um pedido de patrocínio para ajudar nos custos da viagem.

“Minha maior dificuldade é realmente o financeiro, porque são muitos campeonatos e às vezes eu preciso sair do estado. No Brasileiro de 2022 eu fui pra Santa Catarina, então sem o patrocínio realmente fica meio difícil de conseguir viajar. Eu vou para Tóquio em julho, por isso estou em busca de um patrocínio”, contou.

mãe e atleta
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Mãe do atleta, Marilda Ribeiro falou sobre a emoção ao ver o filho convocado para uma das competições mais relevantes para o karatê no mundo. Segundo ela, a realização do sonho do filho também é uma realização para toda a família.

“Eu acho que é uma grande realização pra ele. Dentre os esportes que ele já fez, fez futebol, natação, o karatê é o que ele mais se identificou. Não esperava que ele chegasse ao mundial. É uma realização não só pra ele, mas para toda a família”, destacou.

Preparação

Assim como mencionado nesta reportagem, para obter resultados em qualquer esporte é preciso preparação. O Acorda Cidade também conversou com o professor de Manoel, Adriano Araújo que falou sobre o papel do treinador diante dos treinos e das competições.

professor e atleta
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“A ideia da gente é fazer com que o atleta se prepare tanto físico, técnico, emocionalmente pra encarar um desafio dessa magnitude e deixá-lo consciente de que ele é capaz, que ele adquiriu esse direito através do esforço dele, do treinamento, do desempenho, que ele vem conseguindo nos mostrar ao longo dos anos, tanto nos treinamentos, quanto nas competições estaduais e nacionais”, contou.

O professor concluiu ainda reforçando a importância das competições para os atletas, a fim de estimulá-los na prática de exercícios. Porém, mesmo selecionados para representar o município em grandes eventos, os recursos financeiros ainda são os principais desafios enfrentados pelos karatecas.

“Essas competições mostram que o Brasil e Feira de Santana, principalmente, que é um grande centro de formadores de karatê. A expectativa é que a gente consiga, que é a parte mais difícil, esse apoio financeiro pra que esses atletas, no caso aqui do Manoel, consigam realizar esse sonho, que é competir no lugar onde nasceu o berço do karatê. Nós temos vários atletas aqui convocados, que adquiriram o direito de representar o Brasil, graças à participação nos últimos campeonatos nacionais, assim como o Manoel, que é campeão brasileiro. Temos vários outros atletas também, assim, pleiteando essa ida ao Japão, mas que, infelizmente, a gente sabe que nem todos vão conseguir devido à falta de apoio e incentivo”, concluiu.

Quem quiser ajudar Manoel Silva com doações de recursos basta entrar em contato através do email [email protected], (75) 98135-2403 WhatsApp ou através do Instagram @manoell_silvac.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade