Política

Espaço do Campo do Gado tem potencial para ensino da montaria e equoterapia, declara administrador do entreposto

A Sessão Solene foi conduzida por Pedro Américo, que compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador Jurandy Carvalho (PL), Pablo Roberto, Gilberto Santana, Aurino Filho e Selma Maria de Oliveira, gerente de Defesa Animal da ADAB.

18/11/2021 às 15h59, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Referência na região pelo comércio de bovinos e artefatos em couro, o espaço do Complexo Matadouro Campo do Gado tem potencial para oferecer mais à população, como aulas de montaria e equoterapia. A observação é do administrador do entreposto, Gilberto Santana dos Santos, que palestrou na Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Campo do Gado, promovida pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (17). O complexo completou mais um ano de existência no último dia 09.

A realização de eventos que preservem a cultura da cavalgada também está no plano do administrador para o momento pós-pandemia da Covid-19. Segundo Gilberto Santana, o espaço do Campo do Gado é propício para sediar estas festividades e competições, caso haja o devido investimento no local. Valorizar e levar melhorias ao equipamento também são metas do vereador Pedro Américo (DEM). Requisitante da solenidade, ele destaca que inúmeras famílias tiram o sustento diário neste complexo, que atua como um importante propulsor da economia de Feira de Santana.

No local, funcionam 49 lojas de artefatos em couro e três restaurantes de comidas regionais, além disso, são comercializados aproximadamente 2.500 cabeças de gado por mês. Todos estes animais passam por inspeção expedida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Com prepostos presentes nas segundas-feiras, a ADAB atua na prevenção de doenças e evita que possíveis infecções ingressem no estado e sejam transmitidas aos demais animais. Gerente de Defesa Vegetal da agência, Aurino Filho ressalta que esta inspeção oferece maior segurança aos produtores, que vão adquirir animais saudáveis.

A reflexão sobre o relevante papel do Campo do Gado em Feira de Santana é importante para que sejam estudadas alternativas de melhorias para o local, afirma o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Pablo Roberto. A partir de debates semelhantes, o Executivo feirense está elaborando um projeto para revitalizar e garantir a aproximação da população ao Parque de Exposições. Segundo o secretário, a proposta deve ser apresentada no prazo de 30 dias.

No evento, foram homenageados com um certificado de reconhecimento pela contribuição com a administração do Campo do Gado: Gilberto Santana dos Santos, Gustavo Luiz Pereira Machado, diretor presidente do frigorífico Campo do Gado; Ubiratan Pereira Machado, administrador do frigorífico Campo do Gado; Gleidson da Silva Cunha, ex-chefe da divisão de matadouros e Herdes Alves de Almeida. A equipe do gabinete do vereador Pedro Américo ainda ficou responsável por entregar os certificados a Thiago Boaventura Caires, produtor rural; Márcio da Silva Cunha, ex-administrador do complexo, e Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana.

A Sessão Solene foi conduzida por Pedro Américo, que compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador Jurandy Carvalho (PL), Pablo Roberto, Gilberto Santana, Aurino Filho e Selma Maria de Oliveira, gerente de Defesa Animal da ADAB.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade