Cultura

Escritor de Feira de Santana lança livro de filosofia

O livro trata sobre os desdobramentos da relação entre o espectador de cinema com o filme, a fim de desenvolver uma teoria da cinefilia.

21/01/2021 15h15, Por Laiane Cruz

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

O escritor feirense Yves São Paulo lançou recentemente o livro ‘metafísica da cinefilia’. O autor atualmente é doutorando em Filosofia pela UFBA, é sobrinho do cineasta feirense, nascido em Riachão do Jacuípe, Olney São Paulo (1936-1978), de quem herdou a paixão pelo cinema e a cinefilia.

O livro trata sobre os desdobramentos da relação entre o espectador de cinema com o filme, a fim de desenvolver uma teoria da cinefilia. Partindo da filosofia do francês Henri Bergson (Prêmio Nobel de Literatura de 1927), o autor procura investigar experiências profundas quando espectador e filme unem-se num mesmo tecido de memória.

Numa passagem da obra, Yves São Paulo escreve, "Aqui nasce a cinefilia enquanto emoção, quando a ação do espectador em sua relação com o filme faz com que a obra se inscreva profundamente em sua consciência, em seu espírito, levando a manter guardado aquele filme, com suas ideias, seus sentimentos, seus detalhes, toda a riqueza que uma película é capaz de despertar em quem assiste."

A metafísica da cinefilia pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Fi, responsável pela publicação do livro.

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade