Educação

Escolas estaduais realizam nesta terça-feira avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências

As avaliações do Sabe se baseiam na matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

17/02/2020 às 19h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As escolas da rede estadual de ensino de todo o Estado realizam, nesta terça-feira (18), a Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). A iniciativa visa fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da Secretaria da Educação do Estado e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes. O público-alvo a ser avaliado no ano letivo de 2020 é formado por estudantes do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

A novidade deste ano é que, além de dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática, a avaliação também contará com dez questões de Ciências, totalizando 30 questões. As avaliações do Sabe se baseiam na matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“A Avaliação Diagnóstica faz o mapeamento da aprendizagem dos estudantes. Esse diagnóstico é muito importante para pautar as atuações pedagógicas, fazendo com que ela seja mais assertiva. Esta avaliação será lançada no sistema sabe online no mês de março, quando ele será disponibilizado”, explicou a assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado, Aline Oliveira.

O Sabe foi implantado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em 2019. Durante o ano, a SEC mobilizou as escolas e a comunidade escolar nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Além de subsidiar a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes, o sistema promove uma maior familiarização dos estudantes com diferentes processos avaliativos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade