Feira de Santana

Escola Pública de Trânsito entrega primeira habilitação para turma de capacitados

A Eptran segue o mesmo processo de habilitação de uma autoescola normal. Segue toda a carga horária, testes práticos e teóricos.

04/09/2018 às 10h17, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Escola Pública de Trânsito (Eptran), cumprindo o seu objetivo de oportunizar às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, concluiu mais uma etapa de aulas com a entrega das carteiras de habilitação (CNH) para os alunos de mais uma turma.

A solenidade aconteceu na segunda-feira (3) e contou com a presença do coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, e da coordenadora da Eptran, Dilma Pereira. Além da habilitação, a Eptran entregou os certificados para condutores de veículos especiais como ambulâncias, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Municipal.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Silvio Dias explicou como é o funcionamento da Eptran e quais os critérios para ingressar na escola, bem como tirar a primeira habilitação. Segundo ele, a escola ministra cursos nas mais diversas áreas ligadas ao trânsito, desde palestras em escolas, palestras em empresas, assim como cursos para motoristas profissionais, cursos de especialização, como transportes de passageiros e movimentação de produtos perigosos e também a primeira habilitação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nós fizemos a entrega de certificados para condutores de veículos especiais que fizeram cursos aqui conosco e certificados relativos aos alunos que tiraram a primeira habilitação. Tudo isso é um trabalho voltado para a educação para o trânsito, cumprindo aquilo que é missão do órgão estadual de trânsito Detran: prestar essa educação para o trânsito e também proporcionar a inclusão dessas novas pessoas ao mercado de trabalho. A Carteira Nacional de Habilitação é o instrumento para que a pessoa consiga acessar o mercado de trabalho. A maioria dos empregos exige a habilitação, assim como alguns concursos”, frisou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran, a Escola Pública de Trânsito oferece muito mais do que oportunidades para que as pessoas tirem a primeira habilitação. Para ele, a Eptran promove inclusão social para pessoas carentes que não teriam condição de obter a CNH. Para isso, é necessário que os candidatos atendam a alguns pré-requisitos, como ter estudado a vida inteira em escola pública e ter renda de até um salário mínimo. Ele informou que as inscrições dos candidatos aconteceram em 2016 e desde então as pessoas inscritas vêm sendo chamadas de acordo com os critérios. Cerca de 3 mil candidatos se inscreveram.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ao longo desse tempo estamos chamando as pessoas que foram inscritas por ordem de inscrição. A próxima turma iniciará dia 20, seguindo criteriosamente essa ordem de inscrição. Algumas pessoas reclamam que não foram chamadas, mas não foram ainda em função dessa ordem de inscrição. Já estamos com quase 200 pessoas que fizeram a carteira e já conseguimos chamar um número muito maior do que esse. Porque muitas pessoas são chamadas, muitas pessoas fizeram a inscrição, mas não atendem o requisito.

Silvio Dias declarou que a Eptran segue o mesmo processo de habilitação de uma autoescola normal. Segue toda a carga horária, testes práticos e teóricos.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade