Feira de Santana

Enxame assusta moradores no bairro Chácara São Cosme; três pessoas da mesma família foram picadas

Moradores afirmam que um homem foi atacado pelas abelhas no último domingo e está hospitalizado.

06/10/2020 às 17h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Moradores da Rua José Bonifácio, bairro Chácara São Cosme, estão vivendo com medo dentro das próprias casas. O motivo são enxames que estão localizados em duas árvores na praça do bairro e que está atacando os moradores. Thais Ferreira Gomes relata que na manhã desta terça (6) a casa dela foi invadida pelas abelhas que picaram a sogra dela de 71 anos, a filha de 10 anos, a cunhada de 28 anos e também os cachorros. 

“Desde sexta-feira que a gente já começou a pedir a retirada dessas abelhas, que já estão aqui há mais tempo, porém não estavam atacando. Mas no domingo elas começaram a atacar e um homem foi picado e está hospitalizado. Ele estava passando na rua quando foi picado. Já ligamos para os bombeiros, que passaram o telefone do 156, que tem ligação com o SOS abelhas. Quando ligamos pra lá nos informaram que se estiver acima de três metros eles não podem retirar. As daqui estão em um local mais baixo, numa árvore, mas até agora ninguém veio fazer a remoção”, afirmou.

Thais Ferreira Gomes relatou que estava limpando a casa e quando viu, as abelhas já estavam invadido a casa. Ela afirmou que ainda fechou as portas e as janelas, mesmo assim algumas pessoas que estavam dentro de casa foram picadas.

“Não mexemos nelas, a gente acha que elas se manifestam quando passa algum carro, mas não sabemos muito bem. Chegamos a colocar fogo em alguns materiais para tentar espantar as abelhas com a fumaça”, disse.

Justina do Nascimento Cerqueira, 70 anos, também afirmou que já ligou para o Corpo de Bombeiros, mas que até o momento nada foi feito. Ela disse que fica com medo e atenta pra no caso de as abelhas aparecerem, ela correr pra se proteger.

O professor Goevane Lira Souza disse que os moradores perderam a paz desde que as abelhas apareceram no local. Ele tem duas filhas e diz que sente muito medo. Para tentar se proteger, o morador afirma que já comprou inseticida e sempre fica com as janelas da casa fechadas.

“Há alguns dias fomos surpreendidos por um enxame que aparentemente está localizado no topo de uma árvore. Houve um acidente e uma pessoa foi picada e desde então não temos paz, ficamos com medo, com as janelas fechadas e infelizmente a gente percebe que não há agilidade por parte do poder público para resolver essa situação”, reclamou.

O Acorda Cidade entrou em contato com o SOS Abelhas, que pertence a Secretaria Municipal de Agricultura, e foi informado pela chefe da divisão de apoio ao pequeno e médio agricultor, Nathalia Cerqueira, que uma equipe já esteve na praça, mas verificou que o enxame está a cerca de 13 metros de altura e, neste caso, deve ser retirado pelo corpo de Bombeiros.

A reportagem do Acorda Cidade também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que disse que o Cicom recebeu apenas uma ligação informando que as abelhas continuam incomodando, mas que ninguém havia sido atacado. Também afirmaram que em contato com um funcionário da Secretaria de Agricultura, ele disse que iria repassar a situação com o SOS Abelhas, para saber quais as necessidades e dificuldades para executar a retirada do enxame. Acrescentou que, caso necessário, o SOS Abelhas deve solicitar o apoio do 2° GBM pelo que possa ter na execução.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Lançamento da BYD

Feira de Santana

Segunda maior fabricante de carros elétricos do mundo abrirá concessionária em Feira de Santana

A concessionária da BYD em Feira de Santana terá uma localização privilegiada e consolidada por décadas pelo grupo proprietário do...

18/07/2024 às 22h06

Gestores do Shopping Popular realizam encontro com lideranças do comércio de Feira de Santana

Cidade das Compras

Gestores do Shopping Popular realizam encontro com lideranças do comércio de Feira de Santana

Alçando novos objetivos, como a implementação de um supermercado e uma grande loja de pisos no espaço, o grupo falou...

18/07/2024 às 18h40

Mostra de pesquisa HGCA

Feira de Santana

Abertas as Inscrições para a XI Mostra de Pesquisa do Hospital Clériston Andrade

A XI Mostra de Pesquisa é um passo importante para a divulgação de estudos científicos e práticas inovadoras desenvolvidas na...

18/07/2024 às 16h36

VACINAÇÃO ANTERRABICA

Feira de Santana

Confira os bairros com aplicação da vacina antirrábica neste sábado

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N....

18/07/2024 às 16h19

Mutirão da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana

Saúde

Santa Casa promove 150 atendimentos para diagnóstico da osteoporose; próxima edição acontece em agosto

A previsão da Santa Casa era atender cerca de 60 pacientes, demanda que foi surpreendida e ampliada para 150 pessoas....

18/07/2024 às 15h00

Inauguracao da Escola Helena Assis Suzarte

Feira de Santana

Em entrega da Escola Helena Assis, prefeitura anuncia PPP para implementar 30 novas creches  

A Escola Municipal Profª Helena Assis Suzarte, na Rocinha, soma-se às mais de 60 unidades construídas ou reconstruídas na cidade....

18/07/2024 às 13h09

image

Rádio acorda cidade