Enturmação pode acabar com contratos Reda e PST

A retirada das salas de aula dos professores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e os estagiários.

29/09/2009 às 12h43, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

A retirada das salas de aula dos professores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e os estagiários. Este é o primeiro resultado concreto do processo de enturmação que está sendo realizado pela Secretaria de Educação da Bahia. Em Feira de Santana, das 68 escolas selecionadas, apenas 16 ainda não passaram pela mudança. As escolas que atendem alunos em condições especiais estão fora do processo.

Segundo levantamento da Direc 2, o trabalho está bastante avançado. O diretor do órgão, Eutímio Almeida, explicou que em algumas escolas está sendo necessário discutir a questão, já que a direção teme prejuízos para professores e alunos. “Não haverá prejuízo”, garantiu Eutímio em entrevista ao programa Acorda Cidade. “A enturmação visa ordenar as turmas”, frisou. 

O diretor da Direc 2 justificou que na rede estadual havia turmas com números reduzidos de alunos, por diversos motivos. “Em algumas salas de aula as turmas chegaram a ter cinco ou seis alunos.”, disse. O ordenamento, conforme afirmou, permite redistribuir os professores, evitando contratos de Reda e estágio, “que inclusive eram motivos de queixas”.

 “Não prejudica os alunos, porque eles não estão sendo retirados de uma série para outra, mas integrados à mesma série”, esclareceu Eutímio, acrescentando que a enturmação também tem a função de poder identificar quantos professores são necessários efetivamente. “Há um interesse do governo de que esses procedimentos de contratação por Reda e PST não sejam mais adotados”, disse. 

Ouça a entrevista no PodCast

 Madalena de Jesus

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade