Representação Feirense

Cantor de Feira de Santana passa a integrar banda Filhos de Gandhy

O artista se apresentará durante três dias no Carnaval de Salvador.

09/02/2024 às 06h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Newton Júnior
Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Feira de Santana, Nilton Silva Brito Júnior, de 29 anos, é o mais novo integrante da banda Filhos de Gandhy. O artista passou a cantar no grupo ainda no final do mês de dezembro do ano passado, após ser aprovado em um processo seletivo.

Ao Acorda Cidade, Nilton Júnior relembrou todo processo no mundo da música e contou que aos 12 anos passou a fazer parte de uma banda de pagode, atuando na percussão.

Newton Júnior
Foto: Arquivo Pessoal

“Sou natural de Feira de Santana, moro no bairro Panorama ali na região do Tomba, mas com essas mudanças por conta do Gandhy, estou em Salvador. Ainda não sei se vai ser permanente ou provisório, só mesmo depois do Carnaval para saber como será essa dinâmica. Eu iniciei na música, de forma profissional, com 12 anos. Era uma banda de pagode que a gente tinha com os amigos, queríamos imitar as bandas de pagode que faziam sucesso em Feira, na época eu tocava pandeiro, fazia parte da percussão e nesta banda, nós chegamos a tocar no antigo Feira Tênis Clube, inauguração de um bar e também em um aniversário de uma academia. Parei por um tempo por conta da escola, mas depois voltei para esse mundo da música já com meus 17, 18 anos”, contou.

Em 2014, Nilton Júnior junto com outros amigos, formaram a banda Percussão, Harmonia e Diversidade, mais conhecida como P.H.D. Ao Acorda Cidade, ele explicou que nesta banda, iniciou na percussão, mas hoje, já comanda os vocais.

Newton Júnior
Foto: Arquivo Pessoal | Banda P.H.D

“Com 16 anos, eu conheci alguns amigos de escola que tinham uma banda, um movimento social, e eu me integrei nessa banda. Ficamos por um bom tempo, tocando em eventos fechados. Já em 2014, eu reuni outro grupo de amigos, montamos uma banda de axé, da qual eu faço parte até hoje. Entrei como percussionista no projeto, tinha outro amigo que era vocalista, mas no decorrer desse período, ele teve que sair, e como eu já cantava, já tinha essa experiência, eu saí da percussão e assumi os vocais da banda entre 2016 e 2017. A banda se chama Percussão, Harmonia e Diversidade, o nome por extenso, porém o nome popular é Banda P.H.D @bandaphdoficial“, informou o cantor ao Acorda Cidade.

Newton Júnior
Foto: Arquivo Pessoal

Nilton contou que ficou sabendo do processo seletivo da banda Filhos de Gandhy, após ter visto uma publicação em uma rede social.

“A minha entrada no Gandhy se deu a partir de uma audição que aconteceu no dia 9 de dezembro do ano passado aqui em Salvador. Eu estava olhando algumas coisas no Instagram e vi o card, informando da audição que iria ter. Eu conversei com o pessoal da banda, eles me apoiaram, graças a Deus a gente sempre se apoia, são super compreensivos e fiz a audição. Com uma semana, recebi a ligação que eu tinha sido aprovado, tanto eu, quanto mais dois que estavam concorrendo também, então hoje nós fazemos parte da ala de canto do Gandhy. Lá é dividido assim, tem a bateria, a ala de dança e a ala de canto. Eu assumi o vocal, sou vocalista da banda que é a mais popular, pois aqui dentro da estrutura do Gandhy, existem duas bandas, a banda tradicional e a banda show, como a gente chama. A banda tradicional, é o grupo da parte religiosa, ligada ao Candomblé, pois é um Afoxé, e tem a banda mais popular, que canta músicas não ligadas a Orixás ou ao Candomblé. Hoje eu sou o vocalista dessa banda, junto com Júnior Black, que está à frente dessa banda há 10 anos”, explicou.

Newton Júnior
Foto: Arquivo Pessoal

Ao Acorda Cidade, o feirense contou que já se apresentou com o grupo em diversos eventos e agora se prepara para desfilar no Carnaval de Salvador durante três dias.

“No dia 16 de dezembro foi a minha reunião com o presidente, com o diretor artístico, e de fato, hoje eu faço parte do Afoxé Filhos de Gandhy. Já participei de vários eventos como a Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Yemanjá, os ensaios de verão e agora será o Carnaval, é um momento de expectativa, até porque os Filhos de Gandhy irão desfilar por três dias, 11, 12 e 13. Domingo e terça vamos estar no Campo Grande e na segunda, estaremos na Barra. Será minha primeira vez puxando um trio elétrico no Carnaval de Salvador, então é um frio na barriga, expectativa em alta, mas mantendo a concentração, pé no chão e logo depois do Carnaval a gente já tem outra apresentação, que é no dia 25 de fevereiro em comemoração ao aniversário de Salvador, o projeto Viva Verão da prefeitura, nesse dia estaremos nos apresentando com a banda Timbalada e Gaby Amarantos”, concluiu.

Após integrar o grupo, Nilton foi batizado como Júnior Rasta, se juntando ao outro cantor Júnior Black, formando a dupla de ‘Juniors’.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você é merecedor das boas colheitas, Deus te abençoa🙌🏽 vai e contagia a todos com sua Alegria, curta muito e aproveita tudo de bom que a vida tá te proporcionando, divirta-se, arrase, seja muito FELIZ e Sucesso por onde passar!!!

  2. De folião a puxador de folião hein? Parabéns Newton. Presenciei você eufórico quando via uma batida. Já estava no sangue… O barra ondina nunca te deixou tão enérgico quanto o Campo Grande. Isso é fato, rsrs. Vai lá; da seu show…parabéns!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade