Decoração Natalina

Engenheiro dá dicas para diminuir o consumo e a conta de energia

Nesse contexto, o professor Ramon Luz, coordenador dos cursos de Engenharia da Unifacs, dá dicas de como economizar energia com a chegada do verão, período em que historicamente se tem maior consumo.

04/12/2020 às 10h53, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na última segunda-feira (30), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu reativar as bandeiras tarifárias nas contas de energia elétrica, ou seja, a partir do dia 02 de dezembro, os brasileiros vão ter uma cobrança extra na conta de luz. Nesse contexto, o professor Ramon Luz, coordenador dos cursos de Engenharia da Unifacs, dá dicas de como economizar energia com a chegada do verão, período em que historicamente se tem maior consumo.

De acordo com o coordenador, no verão, o consumo de energia costuma aumentar por ser o período em que as pessoas passam mais tempo em casa, devido às férias escolares e recesso de final de ano. No entanto, “este ano é atípico pois as pessoas já têm estado mais em casa devido à pandemia”, comenta. Os incentivos que foram criados para amenizar a conta de energia, no entanto, chegaram ao fim com a aplicação da bandeira vermelha, é preciso colocar em prática algumas atitudes para economizar.

Os grandes vilões

A primeira coisa para se ter em mente é que existem equipamentos que consumem mais energia do que outros, são chamados de resistivos. Como é o caso do chuveiro elétrico e do ferro de passar, que transformam energia elétrica em calor. A primeira dica é desligar o chuveiro elétrico. “O mês de dezembro é normalmente mais quente, isso faz com que a gente consiga usar o chuveiro no modo frio. Isso ajuda a reduzir a conta, já que o consumo de energia do chuveiro elétrico é excessivo”, comenta.

Outra dica é passar toda a roupa de uma só vez, ao invés de utilizar o ferro várias vezes durante a semana. Outro vilão da conta de luz é a geladeira usada. “Muitas vezes as pessoas evitam a troca pensando no custo de adquirir um novo eletrodoméstico, mas a geladeira velha tem um consumo excessivo de energia. Fizemos testes e percebemos uma economia de 200 reais na conta de energia, apenas trocando a geladeira”, afirma Ramon.  

Tire da tomada

Mais uma forma de economizar é evitar deixar os equipamentos eletrônicos ligados na tomada quando não estiverem sendo utilizados, como televisão, microondas, carregador de celular. “Todos esses aparelhos que possuem display ou uma luzinha que fica acesa, ficam consumindo energia", explica.

No caso de aparelhos elétricos, como ventilador ou liquidador, estando com o botão desligado não vão consumir. “Mas o ideal para segurança é retirar da tomada, pois se tiver algum problema na rede elétrica não danifica o aparelho”, sugere Ramon.

Lâmpadas de led

Já bastantes populares, as lâmpadas de led “são muito mais econômicas”, segundo o professor Ramon. “Quem ainda usa uma lâmpada que não seja led, eu recomendo que troque o mais rápido possível”. Elas também têm um ciclo de vida muito mais longo, diminuindo a frequência em que é necessário trocar.

Natal

Em dezembro, assim como a chegada do verão, as pessoas começam a decorar a casa para as festas de final de ano e, certamente, as luzes de natal são protagonistas da decoração. As luzes em si, não vão impactar tanto na conta, mas é preciso tomar cuidado com questões de segurança. “O maior risco é o incêndio. A lâmpada passa energia, que produz calor e está envolto em um material que é combustível, pode pegar fogo. É preciso tomar cuidado, inclusive pesquisando sobre a procedência do produto, não deixar ligado o tempo todo e desligar quando for dormir”, aconselha Ramon.

Ele também indica evitar o uso de “T” para não sobrecarregar a rede elétrica. “Se você optar por utilizar mais de um aparelho em uma única tomada, o filtro é uma opção melhor pois o fusível dá uma segurança a mais. Mesmo assim não é garantia que não possa acontecer uma sobrecarga ou um curto-circuito", afirma. Ele também chama a atenção para o seguinte: “se você perceber que a tomada está esquentando, é sinal que algo anormal está acontecendo. Desligue imediatamente pois o calor pode gerar um incêndio”, conclui. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade