Feira de Santana

Enfermeiros protestam em apoio à coordenadora do Samu e médicos anunciam greve

Os médicos do Samu pediram ao prefeito José Ronaldo de Carvalho a exoneração da coordenadora, sob ameaça de demissão coletiva.

25/02/2014 às 16h17, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso
 
Enfermeiros e estudantes de enfermagem realizaram uma manifestação no início da tarde desta terça-feira (25) em frente à prefeitura municipal de Feira de Santana em apoio à permanência da coordenadora do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Maísa Macedo.  
 

 
O movimento foi organizado depois que os médicos do Samu pediram ao prefeito José Ronaldo de Carvalho a exoneração da coordenadora, sob ameaça de demissão coletiva. O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, Francisco Magalhães, afirmou ao Acorda Cidade no último sábado que a coordenadora do Samu começou a ter uma postura arrogante e agressiva, não só com os médicos, mas com os outros funcionários.
 
Os médicos deram um prazo ao prefeito até esta terça (25) para que Maísa fosse exonerada, porém na manhã de hoje o coordenador dos médicos do Samu, José Luiz, disse que o grupo de médicos se reuniu em assembléia e decidiu que a demissão em massa paralisaria o atendimento e prejudicaria a população. Segundo ele, ficou decidido que uma paralisação deve ser iniciada na próxima quinta-feira (27).
 
“Desde o início das nossas reivindicações, nos preocupamos muito com a população, por isso entendemos que existe outra forma de negociar com o prefeito, que é com o movimento de greve, em vez da demissão em massa”, afirmou. 
 
O coordenador dos médicos garantiu que apesar da greve, será mantido o efetivo mínimo de 30% do atendimento. Segundo ele, as ocorrências de urgências serão atendidas e que um médico deve permanecer de plantão na regulação. Além disso, um médico deverá ficar na ambulância avançada, para casos de ocorrências mais graves. 
 
“Os médicos estarão à disposição. Solicitamos que a Maísa seja afastada até que as denúncias sejam esclarecidas. Tivemos uma conversa com Ronaldo, discutimos diversos assuntos e ele se mostrou disposto à negociação”, afirmou.
 
A estudante de enfermagem, Camila Almeida, afirmou que o objetivo principal da manifestação é para manter Maísa no cargo. Ela afirma que a coordenadora tem capacidade e competência e por isso se mantém no cargo há 13 anos. Além disso, a estudante disse que as pessoas que participaram da manifestação querem a valorização da classe do enfermeiro.  
 
“Aqui na manifestação temos estudantes e enfermeiros que estão apoiando a permanência de Maísa e contra a chantagem dos médicos para a saída dela. Isso é um absurdo, não vemos motivo nenhum para tirá-la do cargo”, afirmou Camila Almeida. 
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Obras do antigo Hospital Couto Maia

Bahia

Obras transformam o antigo Hospital Couto Maia na primeira unidade de cuidados paliativos do país

A secretária Roberta Santana destacou que estão sendo investidos R$ 50 milhões pelo Governo do Estado para a requalificação do...

04/05/2024 às 19h00

Tenente atacado por abelhas em Juazeiro-

Polícia

Tenente da PM morre após ser atacado por abelhas em Juazeiro

A vítima atuou no 3º Batalhão e em outras unidades da Polícia Militar. Ele estava na Reserva Remunerada (aposentadoria).

04/05/2024 às 18h51

Reunião do Quilombo Socialista - PT

Mobilização

Quilombo Socialista, tendência política do Partido dos Trabalhadores, reúne pré-candidatos

O encontro serviu para análise de desafios e perspectivas do projeto do grupo que, este ano, pleiteia vagas nos legislativos...

04/05/2024 às 18h48

Hebert - garoto de 9 anos - vendedor de sequinhos -

Sonho Realizado!

Menino de 9 anos ganha cavalo, sonho que ele tentou realizar vendendo sequilhos

O menino do Distrito de Matinha, em Feira de Santana, conta com a ajuda da mãe para vender sequilhos e...

04/05/2024 às 18h30

Programa de qualificação da Coelba

Oportunidade

Coelba oferece programa de qualificação profissional gratuita para pessoas com deficiência

Moradores de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso poderão participar.

04/05/2024 às 17h52

Bombeiros baianos encontram três corpos e resgatam cerca de 90 pessoas atingidas pelos temporais no RS

Rio Grande do Sul

Bombeiros baianos encontram três corpos e resgatam cerca de 90 pessoas atingidas pelos temporais no RS

Os militares baianos também estão atuando em um centro de distribuição de donativos e primeiro acolhimento aos desabrigados e desalojados....

04/05/2024 às 16h59

image

Rádio acorda cidade