Educação

Enem: veja assuntos mais cobrados nas questões de Filosofia e Sociologia

Professor orienta produção de um plano de estudos eficaz para as disciplinas

18/09/2018 às 09h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Aqueles que buscam desempenho de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em novembro, devem dominar os principais conteúdos de todas as áreas do conhecimento cobradas na prova. Veja a seguir os temas que mais apareceram nas questões de Filosofia e Sociologia da prova ao longo dos últimos nove anos.

Filosofia

1 – Ética e justiça

Com 21% de incidência ao longo dos últimos anos de Enem, a temática de ética e justiça é destaque dentro da disciplina de Filosofia. “O aluno deve montar um plano de estudos que traga o pensamento filosófico de autores como Aristóteles, Spinoza, Platão e Santo Agostinho”, explicou Fábio Braz, Consultor Pedagógico do SAS Plataforma de Educação.

2 – Natureza do conhecimento

Também chamado de epistemologia ou gnosiologia, o estudo do conhecimento aparece em segundo lugar. É importante focar os estudos em racionalismo e empirismo, escolas de pensamento que buscam explicar a origem do conhecimento humano.

3 – Democracia e cidadania

Dentro do universo de democracia e cidadania, Fábio orienta aos alunos estudarem os conceitos de liberdade e autoritarismo.

4 – Filosofia contemporânea

Segundo Fábio, é na idade contemporânea que a cultura e a normatização do pensamento passam a ser questionados. “Aqui, é interessante que os alunos tenham em mente o niilismo de Nietschzie”, completa.

5 – Filosofia moderna

Para dominar a filosofia moderna, é preciso conhecer o trabalho e a importância dos pensadores mais relevantes do período, como Immanuel Kant e René Descartes.

Sociologia

1 – Mundo do trabalho

A temática cobra assuntos como precarização do trabalho; fordismo; taylorismo; escravidão contemporânea; flexibilização de leis trabalhistas; globalização; capitalismo e relação entre trabalho e cidadania. “É importante que os alunos consigam relacionar tais assuntos a fenômenos vistos nas disciplinas de História e Geografia, de maneira interligada e relacionável entre si”, explica o professor.

2 – Ideologia

O universo da ideologia costuma cobrar correntes teóricas, políticas e econômicas a partir de autores clássicos do pensamento social, como Karl Marx e Max Weber. Além disso, é importante ter em mente a relação entre ideologia e direitos humanos, além dos processos históricos que envolvem essa temática.

3 – Cidadania

O foco aqui é trabalhar direitos civis, políticos e sociais; violência e discriminação; democracia e movimentos sociais. “É importante lembrar que esses são tópicos que também permeiam com frequência os temas de redação do exame”, ressalta.

4 – Meios de comunicação, tecnologia e cultura

O Enem costuma provocar nos alunos reflexões sobre o impacto da tecnologia na socialização e hábitos de consumo e a relação entre publicidade e violência simbólica.

5 – Cultura e indústria cultural

Definições antropológicas, teoria crítica e mercado de bens culturais, patrimônio cultural e identidade são os principais assuntos que permeiam o tema da cultura. “Mais uma vez, é importante ter em mente os principais autores que falam sobre o tema, uma vez que podem servir de referência na hora de produzir a redação”, finalizou Fábio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade