Feira de Santana

Encontro reúne apaixonados por muares de várias cidades em Feira de Santana

É o segundo maior encontro de muares do país. O primeiro acontece em Iporá, em Goiás.

01/03/2020 às 14h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Muladeiros de várias cidades do país estiveram em Feira de Santana neste fim de semana para participar do 11º Encontro de Muares. É o segundo maior encontro do Brasil, ficando atrás do que acontece em Iporá, em Goiás.

No sábado (29) os participantes, da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Goíás, foram recepcionados na Academia do Cavalo, situada na avenida Dr. Silvio Matos (antiga Estrada Velha de Jaíba) e na manhã deste domingo (1º) aconteceu o tradicional desfile dos muladeiros pelas principais avenidas de Feira de Santana.

O encontro também contou com a participação de um juiz da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga, para realizar o registro de animais para rankeamento nacional.

A organizadora do encontro, Iraci Fonseca, informou que o muar é um animal de muita resistência e que atualmente deixou de ser um animal para transporte de carga. Os criadores de muares os têm como artigo de luxo, para passeio e participações em eventos.

“É no cruzamento do jumento com a égua que vai dá o muar ou o burro. E tem também o cruzamento do cavalo com a jumenta, mas aí se caracteriza como bardoto porque o cruzamento desses animais não tem a resistência do muar e do burro. Uma curiosidade sobre o muar é que ele não pare, é hibrido. A outra curiosidade é a resistência. Esse evento busca divulgar mais a raça e tirar a concepção de que burro é só burro de carga. Ainda há vários lugares em que as mercadorias são transportadas através do burro, mas de 15 anos para cá, a criação do burro vem se elitizando. Ele não tem mais a serventia de só carregar peso, mas sim de ser um burro de passeio, de vaquejada e outras provas. O valor de um animal como esse depende muito. Tem animal de 80 mil e 300 mil reais”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade.

Criador há cinco anos, Janfrey Ambrosi, fala do muar com admiração.

“Nosso país foi desenvolvido através do lombo do muar, e com o passar do tempo a gente vem melhorando a genética dele para ter uma qualidade maior. O que envolve essa criação para gente é o amor pelos animais, é a história cultural do animal e a nossa região. Feira de Santana é reconhecida pelo grande criatório nacional de muar. Há pouco tempo o governador de Goiás Ronaldo Caiado esteve aqui, e este ano estivemos lá em Goiás representando Feira de Santana e a Bahia”, contou.

Questionando sobre os valores de um muar, Janfrey disse que já ouviu falar em propostas de 80 mil reais por um muar de 4 anos, e que o sogro dele tem um de 15 anos, que não vende de jeito nenhum.

“O animal é um bem precioso precisa de todo cuidado, com alimentação principalmente. Na atualidade o muar hoje é um animal de luxo porque com o desenvolvimento do país todo mundo hoje tem uma motocicleta, então, o cuidado com o animal hoje é uma coisa de luxo, é gostar mesmo. É uma paixão que não tem como descrever. É difícil especificar um valor, meu sogro tem um muar de 15 anos, chamado Nego Rico, que não tem preço. É inegociável”, declarou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed santos do Acorda Cidade   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Pontilhão

Feira de Santana

Pontilhão que liga os conjuntos Feira IX e Feira IV será reconstruído na próxima semana

A informação é do vereador Pastor Valdemir que, em pronunciamento na Câmara, comemorou a execução dos serviços pela Prefeitura na...

23/05/2024 às 17h04

Núcleo Agenda Bahia do Trabalho Decente

Feira de Santana

Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente é implantado em Feira de Santana 

A iniciativa do Governo do Estado, visa difundir os princípios do trabalho e obter contribuições para elaboração de políticas públicas....

23/05/2024 às 17h00

‘Café com Aroma de Cidadania’

Feira de Santana

Receita Federal incentiva doações para programas sociais através da declaração do Imposto de Renda; saiba como doar

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2024 termina no dia 31 de maio.

23/05/2024 às 16h32

Lei Paulo Gustavo

Feira de Santana

Prefeitura promove oficina de elaboração de prestação de contas da Lei Paulo Gustavo no dias 4 e 5 de junho

As aulas vão ocorrer no Teatro Margarida Ribeiro. O primeiro dia da oficina, dia 4 de junho, será das 8h...

23/05/2024 às 15h51

Presidente do Conselho Tutelar - Antônio de Jesus Correia

Maio Laranja

Conselhos Tutelares apelam à sociedade que denuncie abusos sexuais a crianças e adolescentes

O presidente do Conselho número 2, Antônio de Jesus Correia, usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre...

23/05/2024 às 15h26

Taxistas

Feira de Santana

Presidente do Sincaver responde sobre queixas feitas por associação na Câmara: ‘A vistoria é a mesma de 30 anos atrás’

Conforme Liomar Ferreira, as vistorias tem o objetivo de garantir conforto e segurança ao taxista, como também ao passageiro.

23/05/2024 às 12h08

image

Rádio acorda cidade