Feira de Santana

Encontro reúne apaixonados por muares de várias cidades em Feira de Santana

É o segundo maior encontro de muares do país. O primeiro acontece em Iporá, em Goiás.

01/03/2020 às 14h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Muladeiros de várias cidades do país estiveram em Feira de Santana neste fim de semana para participar do 11º Encontro de Muares. É o segundo maior encontro do Brasil, ficando atrás do que acontece em Iporá, em Goiás.

No sábado (29) os participantes, da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Goíás, foram recepcionados na Academia do Cavalo, situada na avenida Dr. Silvio Matos (antiga Estrada Velha de Jaíba) e na manhã deste domingo (1º) aconteceu o tradicional desfile dos muladeiros pelas principais avenidas de Feira de Santana.

O encontro também contou com a participação de um juiz da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga, para realizar o registro de animais para rankeamento nacional.

A organizadora do encontro, Iraci Fonseca, informou que o muar é um animal de muita resistência e que atualmente deixou de ser um animal para transporte de carga. Os criadores de muares os têm como artigo de luxo, para passeio e participações em eventos.

“É no cruzamento do jumento com a égua que vai dá o muar ou o burro. E tem também o cruzamento do cavalo com a jumenta, mas aí se caracteriza como bardoto porque o cruzamento desses animais não tem a resistência do muar e do burro. Uma curiosidade sobre o muar é que ele não pare, é hibrido. A outra curiosidade é a resistência. Esse evento busca divulgar mais a raça e tirar a concepção de que burro é só burro de carga. Ainda há vários lugares em que as mercadorias são transportadas através do burro, mas de 15 anos para cá, a criação do burro vem se elitizando. Ele não tem mais a serventia de só carregar peso, mas sim de ser um burro de passeio, de vaquejada e outras provas. O valor de um animal como esse depende muito. Tem animal de 80 mil e 300 mil reais”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade.

Criador há cinco anos, Janfrey Ambrosi, fala do muar com admiração.

“Nosso país foi desenvolvido através do lombo do muar, e com o passar do tempo a gente vem melhorando a genética dele para ter uma qualidade maior. O que envolve essa criação para gente é o amor pelos animais, é a história cultural do animal e a nossa região. Feira de Santana é reconhecida pelo grande criatório nacional de muar. Há pouco tempo o governador de Goiás Ronaldo Caiado esteve aqui, e este ano estivemos lá em Goiás representando Feira de Santana e a Bahia”, contou.

Questionando sobre os valores de um muar, Janfrey disse que já ouviu falar em propostas de 80 mil reais por um muar de 4 anos, e que o sogro dele tem um de 15 anos, que não vende de jeito nenhum.

“O animal é um bem precioso precisa de todo cuidado, com alimentação principalmente. Na atualidade o muar hoje é um animal de luxo porque com o desenvolvimento do país todo mundo hoje tem uma motocicleta, então, o cuidado com o animal hoje é uma coisa de luxo, é gostar mesmo. É uma paixão que não tem como descrever. É difícil especificar um valor, meu sogro tem um muar de 15 anos, chamado Nego Rico, que não tem preço. É inegociável”, declarou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed santos do Acorda Cidade   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade