Enade poderá ser usado para bolsa na pós-graduação

Os estudantes que obtiveram, em 2007 e 2008, as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) podem conseguir bolsas de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu - mestrados e doutorados.

27/04/2010 às 18h10, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Os estudantes que obtiveram, em 2007 e 2008, as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) podem conseguir bolsas de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrados e doutorados. A portaria normativa foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

O Enade, antigo Provão, faz parte do sistema de avaliação da qualidade das instituições de ensino superior do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é saber quanto a instituição agregou de conhecimento ao aluno.

Essa é a primeira iniciativa que possibilita ao aluno se beneficiar do resultado do exame. Como o desempenho no Enade não constava no histórico escolar, muitos alunos chegam a entregar a prova em branco.

Os estudantes têm o prazo de um ano para ingressar em programas de pós-graduação oferecidos por essas instituições e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e devem participar de processo seletivo nas instituições de educação superior. Depois de aprovados, os candidatos às bolsas terão de apresentar cópia do boletim de desempenho do estudante, emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

As instituições responsáveis pelos cursos encaminharão o pedido de bolsas ao Inep e à Capes, órgãos ligados ao MEC. A decisão abrange também estudantes já matriculados em cursos de pós-graduação. As bolsas terão duração máxima de 24 meses para os cursos de mestrado e de 48 meses para os de doutorado.

Este ano a prova vai avaliar 450 mil estudantes. O exame ocorre no dia 7 de novembro.

 

As informações são do Estadão.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade