Feira de Santana

Empresa São João retira mais 6 veículos de circulação em Feira de Santana

De acordo com Alberto Nery, os veículos estão sendo enviados para o município de Sorocaba em São Paulo.

30/07/2021 às 11h58, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Atualizada às 17h10

Após informações serem compartilhadas nas redes sociais sobre a redução de frota da empresa São João em Feira de Santana e de que os veículos estão indo para outros municípios, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Alberto Nery, confirmou a veracidade dos fatos, em entrevista ao Acorda Cidade e disse que recebeu a informação ontem (29).

"Nós tomamos conhecimento ontem cedo que estava tendo uma movimentação e que a empresa São João estaria retirando seis veículos. O que me surpreende, é que existe uma determinação judicial que inclusive nós ajuizamos para que as empresas não retirassem os carros daqui, em consequência do calote que tivemos com as empresas Princesinha e 18 de Setembro. Entramos com uma ação pedindo do poder judiciário que impedisse essa retirada dos carros das duas empresas. Então eu não consigo entender que mesmo com a determinação judicial, as empresas tiraram os carros no dia de ontem. Podemos até fazer algum tipo de piquete para segurar os carros por algumas horas, mas quem tem poder de fato é a justiça, com a determinação judicial", explicou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com Alberto Nery, os veículos estão sendo enviados para o município de Sorocaba em São Paulo.

"Segundo as informações que estamos recebendo, os veículos estão sendo enviados para Sorocaba, dizem que lá estão pagando melhor do que Feira de Santana. Então o poder público não se manifesta, não toma nenhuma medida, até porque o processo licitatório é que a frota seja operada com 243 ônibus em circulação, sei que estamos ainda nesse processo de pandemia, houve uma redução, mas as coisas já estão começando a voltar com a normalidade. Estamos vendo aí as aulas presenciais que começaram a voltar e os empresários querem retirar os ônibus aqui da cidade sob a justificativa que os veículos estão parados há mais de um ano", afirmou.

Atualmente, apenas 50% da frota envolvendo as duas empresas está circulando na cidade. Para o presidente do sindicato, é provável que as duas empresas encerrem as atividades no município.

"Temos uma média de 120 carros circulando na cidade, isso são as duas empresas, então isso corresponde a 50% do que deveria estar rodando. O poder público não se manifesta, o prefeito até conversou com alguns empresários para vir para Feira de Santana, mas nada foi resolvido. Eu não acho que apenas a empresa São João possa encerrar as atividades, a empresa Rosa também pode encerrar as atividades", concluiu.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, a Prefeitura de Feira de Santana constatou na manhã de hoje (30), através da fiscalização da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), a retirada ilegal de cinco ônibus urbanos da concessionária São João que circulavam no Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município.

As primeiras medidas já estão sendo adotadas e a administração municipal notificará a empresa por descumprir unilateralmente o contrato de concessão. Os veículos retirados da garagem pela empresa possuem números de ordem 23012, 23013, 23015, 23016 e 23018, respectivamente.

A Procuradoria Geral do Município também vai intervir a fim de preservar o direito da população ao transporte, cujo serviço é essencial. Além das medidas legais, a direção da Concessionária São João será convocada para prestar esclarecimentos. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Após empresas de ônibus retirarem veículos da frota, sindicato defende nova licitação do transporte e teme calote

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade