Bahia

Empreendimentos se destacam com inovação e sustentabilidade no Sul da Bahia

Práticas sustentáveis podem contribuir para redução de danos ambientais e preservação de ecossistema

03/09/2020 às 16h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Há pouco mais de um ano Priscila Costa resolveu empreender num nicho específico, com soluções para empresas e produtos sustentáveis. A Ecolev começava em junho de 2019 após capacitação do Sebrae que despertou nela a vontade de colocar em prática o empreendedorismo sem perder de vista valores que caminham junto com a economia solidária.

“Costumo dizer que a EcoLev nasceu como uma lojinha virtual de produtos substitutos dos descartáveis, mas hoje ela já virou um movimento de sustentabilidade do sul da Bahia. Nosso propósito é mudar os hábitos dos baianos em prol da sustentabilidade. Compartilhamos a possibilidade de viver uma vida mais harmônica e equilibrada com o ambiente em que estamos inseridos.”, pontua Costa.

A Ecolev oferece assessoria, mentoria, consultoria e gerenciamento de projetos de impacto socioambiental para segmentos públicos e privados, como certificação Lixo Zero, consultoria ISO 9001 e ISO 14001, cursos, palestras e oficinas de educação sustentável e empreendedorismo socioambiental. Para além dos serviços, o empreendimento agrega mais de 15 itens em seu catálogo a exemplo de ecodiscos de algodão, pulseiras de ecomalha, sacolas de tecido, produtos de silicone como canudos, copos e garrafas.

“Quem entende o quanto uma escova de dente plástica pode ser prejudicial para a natureza, opta pelas nossas escovas de bambu. Mas, recentemente, recebemos o desafio de trazer soluções para empresas, então incluímos os canudos descartáveis biodegradáveis e compostáveis feitos em talo de trigo e agora os sachês de limpeza que dissolvem em água para uma limpeza lixo zero.”, acrescenta Priscila que comercializa produtos para toda a Bahia pelo Instagram @sejaecolev e atende a todo o Brasil com serviços presenciais e remotos.

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) seccional Litoral Sul, em Itabuna, atende à Ecolev com formação e assistência técnica, assim como também assiste a Associação Taboquinhense de Desenvolvimento do Turismo Comunitário (Astaturc), da qual Wellington Sena faz parte. O empreendimento, fundado há dois anos, atua com produção de canudos de bambu e tem como norte a preservação ambiental.

“Nosso empreendimento tem como foco substituir canudos de plástico e de papelão para que não venha prejudicar o meio ambiente. Precisamos cuidar do planeta que habitamos, preservá-lo e repassar valores sustentáveis às próximas gerações.”, destaca Sena.

Segundo o associado, os canudos da Astaturc fazem sucesso na Bahia e até em outros estados e fora do Brasil como Minas Gerais, Santa Catarina e França. A sede da associação fica em Taboquinhas, distrito de Itacaré (BA), e já contou com investimento de ONG francesa que possibilitou a estruturação do empreendimento e a conquista da sede própria. Atualmente conta com produtores da zona rural que levam os canudos de taboca à associação para processamento e posterior envio a outras localidades.

Todo o trabalho dos empreendimentos atendidos nos 26 municípios de raio de atuação do Cesol Litoral Sul é realizado em sintonia com o próprio Centro Público, como aponta o coordenador da unidade em Itabuna, Thiago Fernandes.

“Trabalhamos com sacolas de resina de cana de açúcar, além de copos para degustação de licores, mel de cacau, polpas de fruta, copos utilizados no escritório, tudo com resina. Nas embalagens para os produtos usamos papel kraft, o papel utilizado no escritório para impressões também é reciclado, então temos esse cuidado de não só os empreendimentos usarem práticas sustentáveis, mas o Cesol como um todo modelo de sustentabilidade.”, conclui Fernandes.

Cesol Litoral Sul

O Cesol Litoral Sul faz parte da política pública do governo do estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e atende a municípios da região cacaueira. Configura-se como um instrumento fundamental de inclusão socioprodutiva por meio de assistência técnica e transferência de equipamentos e insumos produtivos alcançados com o acesso ao microcrédito assistido, além da articulação com as demais políticas de proteção e promoção social oferecidas com a interlocução de diversas secretarias do governo estadual e da União.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade