Feira de Santana

Embasa identifica ligações clandestinas de água no Distrito de Maria Quitéria

Irregularidades estavam comprometendo o abastecimento da região

03/02/2021 às 16h48, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em ação de fiscalização nos dias 27 e 28 de janeiro, realizada pela Embasa, foram identificadas três ligações clandestinas de água na região do Corredor do Chico Preto, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. Os famosos “gatos” estavam prejudicando o abastecimento dos moradores do entorno, por causarem despressurização na rede distribuidora.

"As ligações clandestinas causam perda de pressão nas tubulações, reduzindo a força com que a água é distribuída", explica a gerente local da Embasa, Thais Dias.

Ela também informa que os "gatos" podem causar vazamentos, além de impactar na capacidade da rede que foi projetada para atender um determinado número de clientes.

“Esse tipo de fraude representa perdas para a Embasa, mas os maiores prejudicados são os moradores. Quem faz ligação clandestina consome em excesso, não se preocupa com o desperdício e a população acaba penalizada com baixas pressões e intermitência no fornecimento de água”, lamentou a gerente. As irregularidades foram retiradas.

Penalidades – O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade indicada no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena prevista em lei é de um a quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. A população pode denunciar “gatos” de água à Embasa através do 0800 0555 195 ou pela Agência Virtual da Embasa no endereço agenciavirtual.embasa.ba.gov.br. O denunciante não precisa se identificar e a ligação é gratuita.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade