Prioridade será dada a mulheres, crianças e idosos.
25/02/2022 19h08, Por Andrea Trindade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
Agência Brasil – A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.
"Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência", informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook.
Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).
"Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira", alertou a embaixada.
Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.
A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.
Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Polícia
PM apreende cinco armas de fogo em menos de 48h em Feira de Santana
25/02/2022 às 19h08Política
Senado prepara votação de projeto que prevê censura a pesquisas eleitorais
Aprovado na Câmara dos Deputados em setembro de 2021, o projeto do novo código consolida, em um único texto, a legislação eleitoral
25/02/2022 às 19h08Política
Bolsonaro tenta reaproximação com ACM Neto
Presidente do PL recebeu o deputado Elmar Nascimento (União Brasil) para conversar sobre a possibilidade de uma aliança
25/02/2022 às 19h08Feira de Santana
Moradores cobram a conclusão de obra no bairro Mangabeira
Segundo eles, a obra de drenagem já foi feita na rua, mas o pavimento não foi recuperado.
25/02/2022 às 19h08Feira de Santana
Perícias do INSS voltam a ser realizadas em Feira de Santana
De acordo com a Associação dos Médicos Peritos, mais de 22 mil perícias deixaram de ser feitas no estado da Bahia, durante os 53 dias de greve.
25/02/2022 às 19h08Saúde
Atualização do cartão do SUS será realizada nas Unidades de Saúde
Serviço também pode ser solicitado pelo WhatsApp 3612-6606
25/02/2022 às 19h08PUBLICIDADE
PUBLICIDADE