Feira de Santana

Em período de reprodução garças movimentam o céu de Feira de Santana

Elas estão vindo de áreas mais úmidas e devem ficar na região até meados de setembro.

01/06/2018 às 11h25, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Nos últimos dias, por volta das 5h30 da manhã, é possível ver uma agitação de aves no céu de Feira de Santana. Formando um “V”, elas voam em debandada do oeste para leste e chamam atenção por embelezar o amanhecer do dia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O biólogo Caio Graco, professor da Universidade de Feira de Santana (Uefs), explicou que esse movimento no céu é protagonizado pelas garças e aves de outras espécies que estão em período de reprodução.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nesse período de outono, quando começa a chover, as plantas começam a se desenvolver. Os insetos e as aves entram em período reprodutivo. Elas basicamente se alimentam de insetos e então é isso que está acontecendo. Aqui todas as aves estão em período reprodutivo. Se deslocando, ocupando áreas que antes não estavam ocupadas”, disse.

Segundo Caio, as aves estavam fora, porque aqui estava seco. Elas estão vindo de áreas mais úmidas e devem ficar na região até meados de setembro.

“Geralmente vem do sul do Brasil. Mas, a maior movimentação que a gente está vendo agora é justamente e de espécies que estavam nas áreas vizinhas, mais ricas em recursos como o litoral por exemplo, ou áreas de baixada da Chapada Diamantina”, acrescentou.

Foto: Helio Tosta

Sobre as garças, o biólogo acrescentou também que elas estão em toda a América. Em lugares que tem água, lagoas e elas se distribuem bem. Voam em média de 20 a 30 km por dia de uma lagoa para outra e voltam para empoleirar. Nessa época do ano elas fazem os ninhais e se juntam em árvores.

As garças frequentemente voam formando um V, com o objetivo da gastar menos energia. A ave que está atrás tem um voo mais fácil do que a ave que está na frente. Ao final da tarde elas vão para os ninhais e os dormitórios e durante a reprodução geralmente se agregam com outros pássaros.

Foto: Helio Tosta

“As aves quando se deslocam fazem uma formação que é uma formação mais aerodinâmica possível. Porque quem vai na frente facilita quem vem atrás, por causa do arrasto, do vento e da turbulência. Estar na frente é sempre ruim. As pessoas se enganam quando pensam que a ave que vai na frente é o líder do bando que está guiando. Não é. Se prestar a atenção vai ver que elas vão se alternando e ninguém quer ficar na frente do “V”. Esse voo em “V" é uma maneira de gastar menos energia, porque o arrasto, o vento faz com que quem está atrás tenha mais estabilidade de voo”, finalizou.

Foto: Helio Tosta

Ainda que a movimentação das aves seja algo passageiro, até passar o período de reprodução, vale a pena dedicar um tempo do dia pra olhar o céu e ver como eles estão deixando os dias mais bonitos e alegres.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Expedito Eloy

Feira de Santana

Finanças municipais: números do 1⁰ quadrimestre vão ser apresentados à Câmara nesta quarta (29)

A audiência pública contará com a participação da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável por fazer a descrição dos resultados obtidos....

27/05/2024 às 12h57

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

Feira de Santana

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

De acordo com testemunhas, o motorista foi encaminhado para o HGCA. Até o momento não há mais informações sobre o...

27/05/2024 às 12h54

Edvaldo Lima

Feira de Santana

Servidores do Estado reclamam de revisão salarial parcelada e sem efeito retroativo

O vereador Edvaldo Lima foi procurado por profissionais da enfermagem, que pediram para relatar na Câmara a insatisfação.

27/05/2024 às 12h51

Professores Rede Municipal de Ensino

Educação

Professores da rede municipal cobram votação de projeto na Câmara que permite antecipação dos recursos do Fundef

A manifestação aconteceu em frente a TV Subaé, localizada na Avenida Presidente Dutra, na manhã desta segunda-feira (27).

27/05/2024 às 11h43

Segurança Rodoviária_ Foto Paulo José Acorda Cidade

Feira de Santana

Passageiros e funcionários voltam a relatar insegurança nos arredores do Terminal Rodoviário de Feira de Santana 

Segundo eles, com o índice de violência que envolve o terminal, muitos passageiros e clientes deixaram de frequentar o local....

27/05/2024 às 10h45

alagamentos em Feira de Santana

Está fazendo frio?

Há poucos dias para o inverno, temperaturas caem em Feira de Santana

Veja a previsão do tempo em Feira de Santana para os próximos dias, segundo o Climatempo

27/05/2024 às 06h54

image

Rádio acorda cidade