Educação

Em Feira de Santana arte e poesia auxiliam na preparação para o Enem e na superação do isolamento social

A ação proposta pelos professores da escola é realizada no Instagram da unidade (ceepaureodeoliveirafilho).

27/07/2020 às 11h09, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O sarau virtual “Eu, você, nós ligados pela poesia” está mobilizando a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana. A atividade on-line tem o objetivo de envolver e aproximar toda a comunidade escolar e extraescolar, através da arte, e de revisar conteúdos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante a suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. A ação proposta pelos professores da escola é realizada no Instagram da unidade (ceepaureodeoliveirafilho).

Oriundo do Projeto de Leitura do CEEP Áureo de Oliveira Filho – que foi iniciado em 2016, com a proposta de contribuir na formação de estudantes leitores e produtores de texto –, o sarau virtual é uma atividade interdisciplinar que envolve ações pedagógicas, por meio de diversas expressões artísticas, como poema, cordel, paródia, música, charge, desenho, e vídeo, visando contribuir para o bem-estar mental e social dos estudantes, professores, coordenadores, funcionários de apoio e gestores. As produções serão aproveitadas, posteriormente, nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE).

A professora de Língua Portuguesa, Adriana Bastos, que, juntamente aos colegas educadores Edvaldo Moraes, Roberta Azevedo, Salomão Gomes, Maria Rita Pinheiro e Daiana Ramos, está coordenando os trabalhos, fala sobre o sarau. “Estamos vivendo uma situação inusitada, porém não podemos desistir de buscar caminhos que possam nos fortalecer. Este projeto está nos possibilitando sair da rotina e ir ao encontro do encanto e da beleza, viver novas emoções e continuar aprendendo, melhorando a autoestima, diminuindo a angústia, o estresse e a ansiedade. A leitura é o caminho mais eficaz para desenvolver suas potencialidades, tanto pessoais quanto para atuar futuramente no mundo do trabalho. A tecnologia deve ser uma aliada no processo de leitura, principalmente neste momento de distanciamento físico”, destacou

A estudante Evelyn Lisbôa, 17, 3º ano do curso técnico de Segurança do Trabalho, fala de sua experiência com o sarau virtual. “No início do projeto fiquei com receio, porque era algo novo, eu não sabia ao certo como iria funcionar e como eu poderia participar. Mas, com o passar do tempo, vendo que os professores estavam se esforçando e nos chamando para participar com tanto entusiasmo, fui contagiada e quis me incluir fazendo vídeos, escrevendo. Este projeto está me proporcionando mostrar o meu lado ‘artístico’. Estou muito feliz também com a participação de outros colegas que eu não tinha contato e que curtem as mesmas coisas que eu, como escrever e desenhar. O isolamento me trouxe em mente o afastamento de meus amigos e que não conseguiria fazer novas amizades e o sarau tem promovido união. Pretendo fazer mais vídeos e apresentar mais textos reflexivos visando manter as pessoas unidas, mesmo distantes”.

O mesmo entusiasmo é compartilhado por Eliene Cerqueira Santana, 18, 4º ano do curso técnico de Segurança do Trabalho. “Estou achando incrível esta experiência diferente e, ao mesmo tempo, muito importante para o nosso aprendizado, que levarei para a vida inteira. O sarau tem sido uma forma de estar perto da escola e tem me motivado bastante a desenvolver meus textos em formato de vídeo. Já apresentei algumas poesias e, agora, estou me preparando para apresentar uma paródia com a professora Adriana. Está sendo fantástico participar desde do Projeto de Leitura, que ajudou muito a desenvolver a minha escrita e a me descobrir poetiza. Hoje, eu me expresso melhor e estou mais desinibida”, conta a estudante.

Suspensão das aulas – As aulas estão suspensas por decreto governamental e deverão ser repostas presencialmente na rede estadual de ensino, mediante novo calendário escolar.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade