Solidariedade

Em apenas um dia, gincana da Unifacs arrecada cerca de 2,8 mil produtos para doação

Itens foram doados por alunos e pela comunidade externa, via drive thru, em Salvador e Feira de Santana.

23/10/2020 às 08h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em apenas um dia, a 1ª Gincana Solidária da Unifacs, que ocorreu em Salvador e em Feira de Santana, conseguiu arrecadar 2.724 itens, desde alimentos até produtos de higiene. Todo material foi recolhido pela equipe da universidade e doado para 14 instituições beneficentes da capital baiana e também do interior.

A maior parte das doações foi de produtos relacionados a área da higiene, foram 1.371 itens. Em segundo lugar de alimentos, com 838kg de produtos arrecadados nessa categoria, seguido dos itens de limpeza, com 515 produtos recebidos. 

As instituições beneficiadas são: Associação Bom Samaritano, Apae de Salvador – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC) , Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas, Centro de Serviço ao Migrante, Conjunto Penal Feminino de Salvador, Cooperativa dos agentes ambiental da nova República (Canore), Creche Escola Mãe Nildete, Dispensário Santana, Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), Instituto Renascer Mulher, Lar do Irmão Velho, Lar Pérolas de Cristo e Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI). 

Transformação social 

Para conseguir todo material, os estudantes de cursos na área de comunicação, direito, educação, engenharias, negócio e saúde se mobilizaram para arrecadar doações. Cada escola, que representa um grupo dos cursos por área, foi identificada por uma cor. A equipe vencedora seria a que arrecadasse mais itens (cada produto teve uma pontuação). 

No dia 17 de outubro, todo material arrecadado pelos alunos foi levado para as unidades da Unifacs em Salvador e em Feira, pelo sistema drive thru. Além disso, a comunidade também pôde fazer doações nesse mesmo dia.

Após a contagem dos produtos, o grupo vencedor foi a Escola de Ciências Exatas e Tecnológicas (STEAM). 

O reconhecimento pelo mérito: o ‘Selo de Escola Solidária’. Júlia Gargur, estudante do 10° semestre de Engenharia Química, curso que integra a STEAM, falou sobre a importância da gincana.

“Foi uma oportunidade de fazer o bem em meio a pandemia. Há um tempo, eu já estava com vontade de fazer doações e ajudar o próximo, mas tive receio devido a pandemia. Quando surgiu essa gincana, não medi esforços para fazer arrecadações. Foi uma experiência incrível ver as pessoas se juntando para o bem”, contou. 

Já para Anna Clara Santos, estudante do 8º semestre de Ciências contábeis, em Feira de Santana, a ação ajudou a beneficiar vidas. “Foi uma experiência muito boa. Participar de projetos solidários é muito importante para comunidade. A Unifacs atua muito ajudando a sociedade. Foi mais um evento em que nós alunos nos disponibilizamos para beneficiar vidas. Foi muito relevante para que pessoas sejam tocadas e a sociedade tenha pessoas cada vez melhores”, disse.   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade