Eleições

TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024

Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres.

27/11/2023 às 21h19, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Urna eletrônica
Foto: Antônio Augusto/TSE

Agência Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta segunda-feira (27) o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009.

Na sétima edição de testes, especialistas em tecnologia da informação poderão verificar os equipamentos que fazem a coleta e a transmissão dos votos dos eleitores.

Os investigadores inscritos para participar dos testes vão inspecionar os firmwares das urnas – programas que fazem o controle das peças eletrônicas do equipamento, além do sistema que realiza a apuração e a votação.

Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres. O grupo deverá executar 34 planos de testes nas dependências do TSE até a próxima sexta-feira (1°).

Em 2021, nos testes realizados antes das eleições do ano passado, pontos vulneráveis da urna eletrônica foram encontrados. Segundo o TSE, as falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, e o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porquê só agora, e agora mais de ano antes das eleições, querem “testar” as urnas???? Estranho! Quem garante os resultados sem os votos auditaveis???? O povo quer transparência e exige o voto auditavel. Não confiamos no sistema e o sistema é bruto e inconfiavel. Na realidade, o povo não confia nos que manipulam o sistema. Gato escaldado em água quente, tem medo de água fria.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade