Política
Partidos políticos têm até amanhã para realizar convenções partidárias
Este ano, as 34 legendas políticas registradas no TSE foram liberadas para realizar suas reuniões nacionais a partir de 20 de julho
04/08/2022 às 15h19, Por Acorda Cidade

Agência Brasil – Os partidos políticos e as federações partidárias têm até esta sexta-feira (5) para realizar suas convenções e escolher os candidatos e candidatas que disputarão um cargo eletivo nas eleições deste ano, bem como para decidir sobre a formação de coligações, também termina amanhã.
Este ano, as 34 legendas políticas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram liberadas para realizar suas reuniões nacionais a partir de 20 de julho. Conforme estabelece o Calendário das Eleições 2022, após definir os nomes que disputarão a um cargo, os partidos, federações e coligações terão até o dia 15 de agosto para solicitarem o registro das candidaturas. No caso de federações partidárias, a convenção deve ocorrer de forma unificada, com a participação de todos os partidos integrantes.
Até a manhã desta quinta-feira (4), apenas quatro candidatos à Presidência da República tinham registrado suas candidaturas no TSE: Felipe D´Avila (Novo); Léo Péricles (Unidade Popular-UP); Pablo Marçal (Partido Republicano da Ordem Social-Pros) e Sofia Manzano (Partido Comunista Brasileiro-PCB). Seus vices são, respectivamente: Tiago Mitraud; Samara Martins; Fátima Pérola Neggra e Antonio Alves.
Mais de 156,45 milhões de eleitores e eleitoras estão aptos a votar no próximo dia 2 de outubro, quando os brasileiros começarão a escolher o próximo presidente da República, além dos futuros governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
A possibilidade de coligações entre partidos só se aplica à disputa pelos chamados cargos majoritários (ou seja, aqueles em que fica com a vaga o candidato que tiver mais votos, caso da escolha para presidente, governador, prefeito e senador), não valendo para as eleições proporcionais (deputados).
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 16 de agosto. Consequentemente, já a partir do próximo sábado (6), as emissoras de rádio e de televisão estarão proibidas de fazer proselitismo político, não podendo dispensar tratamento privilegiado a qualquer candidato ou partido.
As emissoras de rádio e tv também não poderão transmitir, mesmo que sob a forma de material jornalístico, entrevistas sobre intenção de voto que permitam a identificação dos eleitores. E também não poderão divulgar nomes de programas associados a candidaturas ou mesmo atrações com “alusão ou crítica a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos”.
Em nota divulgada ontem (3), o TSE destacou que o Código Eleitoral veda propagandas alusivas a “processos violentos para subverter o regime, a ordem política e social ou de preconceitos de raça ou de classes; bem como que provoquem animosidade entre as Forças Armadas ou contra elas, ou delas contra as classes e instituições civis; incitamento de atentado contra pessoa ou bens; instigação à desobediência coletiva ao cumprimento da lei de ordem pública e que implique oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Eleições
TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres.
27/11/2023 às 21h19

Eleições 2024
PT Bahia aprova filiações de dois novos prefeitos e de um vice-prefeito
Com as novas adesões de hoje, o PT Bahia conta agora com 44 prefeitos. Somente neste ano, a legenda filiou...
21/11/2023 às 20h02

Eleições 2024
Roberta Santana ganha força para eleição em Feira de Santana; entenda cenário
A definição sobre a chapa no segundo maior município da Bahia deve avançar nas próximas semanas, com uma nova visita...
10/11/2023 às 10h17

Quem será o candidato?
Humberto Cedraz assume coordenação do MDB e afirma que partido terá candidato próprio à prefeitura de Feira
A candidatura própria do MDB em Feira de Santana é uma prioridade para o partido, e a escolha do candidato...
13/10/2023 às 20h47

Eleições 2024
TSE exclui Forças Armadas do grupo de fiscalização das eleições
As Forças Armadas vão continuar auxiliando a Justiça Eleitoral no transporte de urnas eletrônicas e na segurança dos eleitores e...
26/09/2023 às 23h22

Eleições 2024
PT Bahia promove Plenárias Municipais em mais de 30 cidades para eleger mais prefeitos e vereadores
Realizadas desde o dia 05 de agosto, as Plenárias Municipais já foram promovidas em mais de 130 cidades, e pretende...
24/09/2023 às 16h38