Eleições 2022
Eleições: prazo para requerer voto em trânsito começa nesta segunda-feira (18)
O voto em trânsito ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar.
18/07/2022 às 06h43, Por Acorda Cidade

Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral nas Eleições Gerais do próximo mês de outubro poderá solicitar o voto em trânsito a partir desta segunda-feira (18). O requerimento é possível para o primeiro turno, marcado para 2 de outubro, para o segundo, em 30 de outubro, ou para ambos os turnos. O voto em trânsito é um direito de todo cidadão e poderá ser requisitado para capitais ou municípios com mais de 100 mil eleitores.
O prazo para realizar a solicitação é 18 de agosto, sendo o direito válido apenas para o cidadão que esteja com o título em situação regular. Para habilitar-se, o eleitor deverá comparecer em qualquer cartório eleitoral e preencher formulário indicando o local em que pretende votar, no primeiro, segundo ou em ambos os turnos. O cancelamento também deve ser feito de forma presencial, obedecendo ao mesmo prazo: 18 de julho a 18 de agosto.
Uma vez solicitado o voto em trânsito, o eleitor deverá votar no município indicado ou justificar a ausência em qualquer seção eleitoral fora do município habilitado, inclusive em seu domicílio eleitoral.
Vale lembrar que o voto em trânsito é válido apenas em território nacional. A opção é prevista na Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) e no Calendário Eleitoral 2022. Desse modo, não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior, mas estiver em trânsito no território brasileiro, poderá votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.
Quem estiver em trânsito no mesmo estado de seu domicílio eleitoral, poderá votar em todos os cargos: presidente da república, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Se estiver fora do seu estado, poderá votar apenas em presidente da República.
A votação em trânsito acontecerá em seções especialmente instaladas nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. A Justiça Eleitoral ressalta que a habilitação é temporária e não altera os dados da inscrição eleitoral. Desse modo, após as eleições, o eleitor é vinculado novamente à seção de origem.
Como se habilitar para o voto em trânsito?
Se já tiverem a informação com antecedência de onde estarão no dia das eleições, as eleitoras e os eleitores poderão procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretendem votar. Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial. Não há a opção de solicitação pela internet.
Nesses casos, na hora de indicar onde pretende votar, a escolha vale para locais diferentes para o primeiro e segundo turnos, ou para o mesmo local nos dois turnos. Mas, depois de comunicado no cartório, no prazo estipulado (18 de julho a 18 de agosto), não há como mudar depois.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Eleições
TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres.
27/11/2023 às 21h19

Eleições 2024
PT Bahia aprova filiações de dois novos prefeitos e de um vice-prefeito
Com as novas adesões de hoje, o PT Bahia conta agora com 44 prefeitos. Somente neste ano, a legenda filiou...
21/11/2023 às 20h02

Eleições 2024
Roberta Santana ganha força para eleição em Feira de Santana; entenda cenário
A definição sobre a chapa no segundo maior município da Bahia deve avançar nas próximas semanas, com uma nova visita...
10/11/2023 às 10h17

Quem será o candidato?
Humberto Cedraz assume coordenação do MDB e afirma que partido terá candidato próprio à prefeitura de Feira
A candidatura própria do MDB em Feira de Santana é uma prioridade para o partido, e a escolha do candidato...
13/10/2023 às 20h47

Eleições 2024
TSE exclui Forças Armadas do grupo de fiscalização das eleições
As Forças Armadas vão continuar auxiliando a Justiça Eleitoral no transporte de urnas eletrônicas e na segurança dos eleitores e...
26/09/2023 às 23h22

Eleições 2024
PT Bahia promove Plenárias Municipais em mais de 30 cidades para eleger mais prefeitos e vereadores
Realizadas desde o dia 05 de agosto, as Plenárias Municipais já foram promovidas em mais de 130 cidades, e pretende...
24/09/2023 às 16h38